sábado, 18 de setembro de 2010

Dieta da Maçã não é saudável e ainda faz engordar a longo prazo

As mulheres vivem em luta contra a balança, até parece uma guerra sem fim. São capazes de fazer as maiores loucuras só para perder alguns quilos e ficar com a auto-estima lá em cima. Algumas procuram especialistas para aprenderem a comer bem e com qualidade, outras começam a fazer exercícios físicos regularmente. Porém existem aquelas que simplesmente param de comer e inventam dietas malucas, como a "Dieta da Maçã". Será que isso dá mesmo certo?Essa dieta baseia-se na seguinte teoria: comer uma maçã cada vez que sentir muita fome ao longo do dia todo. Sim, apenas maçãs, nada mais. Não te parece loucura? A nutricionista Eliane Romantini alerta que sim: "Não adianta passar dias sem comer. Isso só vai prejudicar a saúde. A pessoa deve aprender a comer e comer de tudo um pouco. Tudo que é muito restritivo não dá certo. As refeições devem ter proteínas, carboidratos, verduras, legumes e frutas na quantidade ideal", explica.

Na verdade, essas dietas que restringem certos grupos alimentares não funcionam a longo prazo. A orientadora Roseli Masi era adepta da Dieta da Maçã e conta sua experiência: "Comecei a engordar aos 12 anos, quando comecei a me preocupar com minha aparência física e achar que estava gorda. Fiz as primeiras dietas, mas como não eram suficientes, apelei para simpatias, atividade física, fechar a boca e, enfim, tudo para tentar ficar magra, mas era necessário um esforço constante, pois ao menor descuido engordava de 5 a 6 kg. Fui engordando e emagrecendo inúmeras vezes, até meu primeiro casamento aos 20 anos de idade. Antes de me casar, fiz uma dieta maluca, a “Dieta da maçã”, em que eu não comia nada, quando ia desmaiar, comia apenas uma maçã. Cheguei a desmaiar algumas vezes! A partir daí comecei a engordar sem parar. Em menos de 1 ano, engordei mais de 20 kg e fiz diversas tentativas para emagrecer e não conseguia bons resultados".
Esse efeito ioiô de engorda-emagrece acontece, principalmente, por conta de as pessoas inventarem dietas e passarem dias sem se alimentar corretamente. O segredo da perda de peso não está no fato de as pessoas simplesmente pararem de comer e sim em comerem de tudo, mas com controle e consciência, por isso é tão importante que procurem especialistas para ajudar nessa etapa. "Minha vida era assim: um verdadeiro ioiô. Entre idas e vindas cheguei a pesar 30 kg acima do que eu desejava. Tentava de tudo: fechar a boca, chás milagrosos, remédios naturais, dietas da moda, mas nada adiantava. Com isso, me frustrava cada vez mais e continuava me agredindo, comendo cada vez mais", conta Roseli, que conseguiu finalmente emgrecer a partir do momento que procurou ajuda médica e aprendeu a comer com qualidade e sem restrições. E está ai o verdadeiro sucesso do emagrecimento saudável: a consciência e reeducação alimentar!
por Tamirys Collis

Nenhum comentário: