terça-feira, 14 de setembro de 2010

Maringá tem a umidade do ar mais baixa dos últimos 11 anos

A cidade registrou, por volta das 16h desta segunda-feira (13), um índice de 10,6%, o menor pelo menos desde 1999, quando o Simepar passou a monitorar a cidade. Ar seguirá seco nos próximos dias, mesmo com a previsão de pancadas de chuvaMaringá registrou, na tarde desta segunda-feira (13), a umidade relativa do ar mais baixa dos últimos 11 anos, conforme informação do Instituto Tecnológico Simepar. O índice chegou a 10,6%, o que representa um recorde desde a criação da estação meteorológica do Simepar no município, em 1999.

O índice de 10,6% foi registrado por volta das 16h. Trata-se, de acordo com o instituto, da umidade relativa do ar mais baixa do Paraná neste ano. Isso coloca a cidade em estado de emergência, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois o índice é inferior a 12%.
O recorde anterior de Maringá havia sido registrado em 2001: 11%. A meteorologista do Simepar Sheila Radmann da Paz diz que não é possível precisar se esta é a umidade do ar mais baixa da história da cidade, já que os monitoramentos do instituto são feitos desde 1999.

Sheila explica que a situação chegou a esse nível extremo devido a uma combinação entre o aumento da temperatura na cidade (que nesta segunda ultrapassou os 34ºC) e a predominância do ar seco, o que ocorre há alguns dias.
"Houve chuvas recentes na região, mas isso não foi suficiente para modificar o panorama", esclarece.
O ar também esteve seco nas demais cidades da região. Em Paranapoema, perto da divisa com São Paulo, os termômetros passaram dos 38ºC.
O tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Defesa Civil do Paraná, explica os riscos de uma situação como essa. “Abaixo de 12% é considerado situação de emergência. Quando chegamos no estado de atenção, que é 30%, já é preciso alertar a população. Nosso sistema também tem que monitorar os índices de saúde”
Ar seguirá seco nos próximos dias
A meteorologista acrescenta que, nesta terça-feira (14), uma frente fria deve chegar ao estado, podendo até mesmo provocar chuvas. Porém, o volume das precipitações tende a ser baixo, incapaz de alterar o quadro de secura do ar.
A previsão do Simepar indica que, a partir de quarta-feira (15), o sol volta a predominar na cidade, trazendo calor e intensificando o problema da baixa umidade do ar.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: