sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perfil do viciado em Maringá: homem, solteiro, entre 30 e 34 anos

Homens solteiros, entre 30 e 34 anos, usuários de drogas como álcool, cocaína e crack há pelo menos três anos e que têm entre 5ª e 8ª série do Ensino Fundamental concluída. Este é o perfil predominante entre as 4.281 pessoas internadas em casas de tratamento de dependência química de Maringá em 2009. O relatório está sendo divulgado neste momento pela Diretoria Antidrogas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

O diretor do Programa Antidrogas da prefeitura, Manuel Abreu Fernandes da Costa, diz que o perfil foi montado com base em dependentes químicos que buscaram ajuda em uma das sete comunidades terapêuticas da cidade. "Infelizmente, não temos a realidade do jovem que usa drogas, porque ele está em uma fase que demora a pedir socorro. Quando a família percebe, tenta encobri-lo da sociedade e leva para se tratar fora de Maringá", diz.
Exemplo disso é que a Associação Maringaense de Apoio e Reintegração de Adolescentes (Amaras), uma das principais referências no tratamento de meninos de 12 a 18 anos incompletos, dispõe de 25 vagas, mas atualmente apenas 11 estão ocupadas.
Glaucia Nielsen

Nenhum comentário: