sábado, 16 de outubro de 2010

Homem morre em mina de ouro no Equador

Encontrado morto 1 dos 4 mineiros presos no Equador
Desabamento em mina de ouro deixou os trabalhadores sem saída a 150 m de profundidade

Um dos quatro mineiros presos desde a madrugada de sexta-feira a 150 metros de profundidade, em uma jazida aurífera no sudoeste do Equador, foi localizado morto este sábado. A agência France Presse cita informações de "fontes oficiais".

Os trabalhadores ficaram presos depois de um desabamento que aconteceu nesta sexta-feira (15) no Equador.O túnel subterrâneo, de 150 m de profundidade, ficou bloqueado por toneladas de terra e pedras.

O desabamento na mina de ouro de Portovelo (405 km a sudoeste de Quito) impediu a saída dos equatorianos Walter Vera (chefe do grupo), de seu irmão Angel Vera (operador de broca), de Pedro Mendoza e Paúl Aguirre (mineiros).

A operação para o resgate vem sendo ininterrupta na mina Casa Negra, explorada pela empresa equatoriana Minesadco, que produz 10 kg de ouro por mês.

O plano da equipe de socorristas era abrir caminho perto da chaminé, que ruiu durante o desabamento, para chegar ao túnel, de 60 m de comprimento, 2 m de altura e 2,50 m de largura, segundo o engenheiro Fabián Garcés, da Minesadco.

- O trabalho é lento porque não podemos arriscar a segurança dos que estão dentro, que devem estar vivos.

A mina deixou de ser explorada na década de 50 pela americana Sadco (South American Development Company).


Nenhum comentário: