sábado, 16 de outubro de 2010

Pesquisa para implantação do Trem Pé Vermelho começa sexta-feira


Os coordenadores do projeto de implantação do trem de passageiros entre Paiçandu e Ibiporã se reúnem na próxima segunda-feira (18), na prefeitura de Maringá, para divulgar a pesquisa de opinião sobre o projeto Trem Pé Vermelho.

A reunião será às 13h30, com a presença do coordenador executivo do projeto, Paulo Thimóteo; do coordenador de Projeto do Laboratório de Transporte e Logística da Universidade de Santa Catarina, Rodolfo Philippi; do diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, Alexandre Farina; do presidente da Urbamar, Fernando Camargo; do prefeito Silvio Barros e prefeitos dos municípios da região beneficiados com a volta do trem de passageiros.

A pesquisa, última e mais importante etapa dos estudos de viabilidade técnico do projeto, será realizada nos dias 22, 23, 24 e 26 deste mês em todo o trecho entre as cidades de Paiçandu e Ibiporã.

"A pesquisa vai apontar a opinião dos moradores da região e usuários do transporte coletivo e das estradas do trecho sobre a implantação do trem de passageiros, beneficiando 13 municípios das regiões de Maringá, Apucarana e Londrina", explica o presidente da Urbamar, Fernando Camargo.

O trecho total do Trem Pé Vermelho é de 152 quilômetros, entre Paiçandu e Ibiporã, passando por Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé e Londrina. O trem vai atender uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

Luiz de Carvalho

Um comentário:

BLOG DO FARINA disse...

TREM PÉ VERMELHO
Apresento a seguinte sugestão para o "Trem Pé Vermelho". Devemos trazer para o norte do Paraná um Metrô de superfície entre Arapongas/Londrina/Ibiporã com trens leves e rápidos (bitola larga) e um outro Metrô independente entre Apucarana e Maringá. Seria a solução do transporte público para estas regiões. Este trem convencional à diesel que hoje usamos não dá mais certo. Se os ônibus já são demorados imaginem o trem diesel bitola estreita? E outra que são duas regiões distintas. Os deslocamentos (em sua maioria) acontecem em setores diferentes. Quem mora em Rolândia utiliza mais os serviços e comércio de Londrina, onde tambem muitos trabalham. No sentido Maringá dificilmente vão utilizar. Da mesma forma as pessoas que moram em Apucarana dificilmente se deslocarão para estas finalidades em Londrina, mas sim Maringá.
José Carlos Farina - advogado - Rolândia - Pr.