sábado, 9 de outubro de 2010

Prefeito Silvio Barros prepara mudança no primeiro escalão

O prefeito Silvio Barros (PP) começa neste mês uma minirreforma no primeiro escalão da Prefeitura de Maringá, com o olhar voltado para as eleições de 2012. Uma das apostas para a sucessão, Ulisses Maia, deve retornar já no dia 15 para a chefia de Gabinete.

Maia deixou o cargo na administração para disputar as eleições a deputado estadual. Recebeu 27.941 votos, 9 mil a mais que o deputado eleito com menor votação.

Mas foram 10 mil a menos do que precisaria para se eleger, por conta da coligação. Ele evita falar sobre a data do retorno. "Ficou acertado que a assessoria de imprensa da prefeitura vai se manifestar no momento certo", diz.

Maia foi substituído na prefeitura por Leopoldo Fiewski, que ocupava um cargo de assessor do prefeito. Fiewski é amigo de Silvio desde antes ele assumir a prefeitura e já trabalhou como secretário de Meio Ambiente em Cascavel. Hoje, as duas principais licitações que a prefeitura pretende abrir, para o transporte coletivo e o aterro sanitário, passam por Fiewski.

Caso não assuma a pasta do Meio Ambiente, ele poderá ganhar uma nova secretaria a ser criada para tratar da gestão do futuro aterro sanitário e a recuperação do atual ¿ ou assumir outra pasta.

Fiewski diz que o anúncio das mudanças deve sair dentro de no máximo duas semanas. "O prefeito vai aproveitar o feriado (12 de outubro) para tirar uma folga, esfriar a cabeça, e pensar no que será mudado", diz.

Além do retorno de Maia e a mudança de Fiewski, ainda há pela frente a mudança de ao menos um outro cargo estratégico até dezembro. Silvio vai perder a secretária de Educação, Márcia Socreppa, ou o diretor do Procon, Dorival Dias.

Eles são, respectivamente, primeiro e segundo suplentes de Evandro Júnior pelo PSDB, na Câmara. Evandro foi eleito deputado estadual e deixa o cargo em 2011.A vaga de Evandro é do partido. O presidente do PSDB em Maringá, Wilson de Matos Silva, adiantou a O Diário que seria de melhor tom dar a vaga a Dorival Dias, por conta dos trabalhos que Márcia vem desenvolvendo na Educação.


"Como a Márcia Socreppa está indo muito bem na Secretaria, o Ideb teve um bom crescimento nos últimos anos, temos de avaliar isso: onde ela é mais importante? O Dorival também tem experiência, já foi vereador. Vamos fazer essa avaliação com calma, pensando no melhor para o município."

Esta semana, Márcia e Silvio se reuniram para tratar do assunto. A secretária tem pretensões políticas e pretende voltar a se candidatar para a Câmara em 2012. Dorival também. O conteúdo da conversa não foi divulgado.

"Nós não definimos isso ainda. Tem que ser conversado com o professor Wilson (de Matos)", diz a secretária. Dorival também evita a polêmica. "É um assunto para 2011."

O Diario

Um comentário:

Anônimo disse...

a socrepa indo bem????

a se ela não fosse da situação...

a midia maringaense ja tinha feito o maior estrago...set