quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vazamento de gás amônia fecha abatedouro de aves e deixa 40 hospitalizados

O vazamento de gás amônia no frigorífico da empresa de abates de aves Averama, em Umuarama, no começo da tarde desta quarta-feira (17), deixou 40 funcionários hospitalizados, dos quais, cinco internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de dois hospitais da cidade. Houve muita correria na hora do acidente e o Corpo de Bombeiros convocou os agentes que estavam de folga e ambulâncias da Prefeitura e empresas particulares para socorrer as pessoas com sintomas de intoxicação. A expectativa é de que todos deixem o hospital nesta quinta-feira.No hospital de plantão, o Cemil, foram atendidas 16 pessoas, das quais uma ficou na UTI, duas na enfermaria e uma em observação. No Hospital São Paulo das nove mulheres atendidas, quatro foram para a UTI e cinco ficaram na enfermaria. No começo da noite, duas delas deixaram a UTI. O enfermeiro de plantão na UTI, Washigton Rogério de Souza, informou que o estado de saúde das pacientes era estável e elas não corriam risco de morrer. Todas apresentaram sinais de intoxicação com irritação nos olhos, garganta e ânsia de vômito, sintomas típicos de quem inala a amônia.
O gerente de exportação da Averama, João Paulo Santos, informou que o vazamento ocorreu na câmara fria ao lado da sala de cortes, onde trabalham 25 pessoas, justamente as que tiveram o primeiro e mais direto contato com o gás. Em todo o frigorífico são 400 funcionários que tiveram de sair às pressas. Outras 200 pessoas trabalham na parte administrativa e também tiveram de deixar seus locais de trabalho. No final da tarde, apenas o pessoal do administrativo teve permissão para retornar.
Santos adiantou que o vazamento do gás usado na refrigeração foi controlado em 30 minutos, mas os técnicos fazem uma varredura até esta quinta-feira para identificar a causa e eliminar todos os resíduos. Enquanto isso, o abate fica suspenso. Ele não soube precisar o prejuízo. “Primeiro a gente se preocupou em cuidar das pessoas que ficaram feridas”. A Averama abate média de 60 mil aves por dia e exporta 80% da sua produção.Gazeta doPovo

Nenhum comentário: