quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

IPVA vai ter queda no Paraná

Muda o ano, mas as contas são sempre as mesmas, e cada vez mais caras. A exceção em 2011 será o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que no Paraná vai ficar mais barato por conta da desvalorização dos veículos usados. A redução do imposto sobre os carros populares deve ficar na média em 3%. Já para os veículos de luxo a queda deve ser um pouco maior e ficar em 10% na média. Segundo a inspetora geral de arrecadação, da Secretaria de Estado da Fazenda, Suzane Gambeta, para alguns modelos de automóveis o desconto no imposto pode chegar a até 16%.



A diferença no valor do IPVA depende do modelo e ano de fabricação do veículo, mas a alíquota é fixa. Para automóveis de forma em geral, os chamados carros de passeio, o imposto é de 2,5%. Já para veículos especiais e de carga, como caminhões e ônibus, a taxa é de UM por cento. Segundo o diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (FETRANSPAR), Coronel Sérgio Malucelli, a alíquota do imposto para caminhões e ônibus pode subir para 1,5% por cento no próximo ano. Por enquanto não há confirmação porque o texto será votado pela Assembléia Legislativa e a data da votação ainda não foi definida. De acordo com Malucelli, a queda no preço dos caminhões, e se houver a manutenção na alíquota do IPVA para este tipo de veículo, o valor do imposto para 2011 deve realmente baixar.
Segundo a Secretaria do Estado da Fazenda, os valores de arrecadação do IPVA no Paraná não diminuíram, como foi divulgado pela imprensa há alguns dias, pelo contrário. Segundo a inspetora geral de arrecadação Suzane Gabeta, até o mês de outubro deste ano o total arrecadado já é 5,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.



E para o próximo ano além do desconto no IPVA, os contribuintes não vão mais precisar imprimir pela internet o boleto para pagamento do imposto. O novo governo, que assume a partir de primeiro de janeiro, já anunciou que o documento será enviado pelos Correios, como acontecia até 2008. Atualmente a frota do Paraná é bem diversificada segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, órgão que recolhe o IPVA. São três milhões e meio de automóveis tributados. No ano passado a frota paranaense era de cerca de 3 milhões e duzentos mil carros. A lei que trata da redução no imposto está na Assembléia Legislativa desde o último dia 16 e aguarda votação. O projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ainda não teve um relator designado.

Nenhum comentário: