quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Setran instala painéis eletrônicos para informar condições do trânsito

A Secretaria dos Transportes (Setran) instalou dois painéis eletrônicos e pretende instalar outros dois até sexta-feira (17) em quatro entradas de Maringá, a fim de informar os motoristas sobre as condições do trânsito local. Os aparelhos já podem ser vistos pelos motoristas que vêm de Sarandi e de Paranavaí, mas ainda não estão em funcionamento. Segundo o diretor de planejamento da secretaria, Gilberto Purpur, o funcionamento deve começar na semana que vem.
Nas entradas de Maringá por Sarandi e Paranavaí, os painéis estão instalados no trecho urbano da BR-376, a Avenida Colombo. Na entrada a partir de Astorga, o aparelho estará na Avenida Morangueira e naquela a partir de Campo Mourão, na PR-317. O equipamento tem o formado de um “L” ao contrário. O painel é feito de LED.Purpur explicou que a Setran será a responsável por abastecer os painéis com informações. Ele exemplificou dizendo que os aparelhos vão informar quais vias estão congestionadas, se há algum acidente ou evento logo adiante e até mesmo algumas leis de trânsito, como a obrigatoriedade de parar em algumas faixas de pedestres. “Motoristas de outras cidades não sabem que em Maringá ele é obrigado a parar nas faixas identificadas com placas”, disse.
O diretor de planejamento informou, ainda, que a Setran estudava a instalação desses painéis havia três anos. No entanto, os aparelhos demoraram a ser viabilizados, por problemas durante a licitação. Para Purpur, a instalação desses aparelhos é uma forma que a Setran encontrou para melhor o trânsito na cidade. “É mais uma alternativa”, disse. “Como não existe solução mágica [para melhorar o trânsito], estamos investindo em campanhas, na sinalização bem feita e na educação no trânsito.”
A assessoria de comunicação da concessionária de rodovias Viapar informou que a Setran pediu autorização para instalar os painéis, no trecho urbano da BR-376, que faz parte do trecho pedagiado.Gazeta Maringá

Nenhum comentário: