segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alencar apresenta melhora e sai da UTI


O ex-vice-presidente José Alencar apresentou melhora de seu estado clínico e foi transferido na tarde deste domingo (9) da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em que ficou por cinco dias, para um quarto no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado para tratamento do câncer no abdome desde o dia 22 de dezembro.
José Alencar passou por uma sessão de hemodiálise pela manhã. De acordo com boletim médico divulgado às 14h30 deste domingo, o sangramento intestinal segue controlado.
Raul Cutait, integrante da equipe médica, informou no sábado (8) (veja no vídeo acima) que Alencar havia acordado bem disposto, melhor do que na sexta (7), e que o sangramento que ele apresentava estava controlado.
Na manhã deste domingo, Alencar recebeu a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Ele está muito animado”, avaliou o ministro. Ele afirmou que Alencar demonstrou muito interesse sobre as primeiras medidas do governo da presidente Dilma Rousseff, o novo plano de combate à miséria e os projetos do Ministério da Saúde. e fez algumas sugestões. “Ele conservou longamente comigo, perguntou detalhes desta ideia de combate à miséria que a presidenta Dilma está estudando”, disse Padilha.
“A própria equipe médica que o acompanha disse que estuda a possibilidade de ele deixar a UTI hoje. Eles estão muito animados com a evolução de Alencar”, disse.
Em seu Twitter, Padilha se disse comovido "com a força e a animação" de Alencar.
No sábado (8), Alencar recebeu a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O ministro disse que o ex-vice-presidente estava bem-humorado e que conversaram bastante sobre a situação do país. “Ele continua lutando, e com muita vontade de viver. Evidentemente que ele tem um quadro debilitado por tudo que passou nas últimas semanas, mas ele está brigando forte e animado com a notícia de poder ir para o quarto”, disse.
Mercadante afirmou ainda que Alencar, apesar do seu estado de saúde, continua muito ativo. Segundo o ministro, ele acompanha o noticiário diariamente e que está muito otimista com o futuro do Brasil.
Alencar segue se alimentando normalmente e está consciente. Ele foi submetido na sexta-feira (7) a nova sessão de diálise.
Alencar é submetido a sessões de quimioterapia. Na noite de quinta-feira (6), Alencar já respirava sem a ajuda de aparelhos.

Nenhum comentário: