sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Novo comando da polícia anuncia retorno dos módulos policiais no PR


O novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Marcos Teodoro Scheremeta, anunciou em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (13) que Curitiba vai voltar a ter módulos policiais nos bairros. Segundo o comandante, ainda não estão definidos os bairros que vão receber as unidades, nem quando elas serão implantadas. Os módulos devem ser espalhados pela cidade assim como são os postos de saúde: em bairros referenciais, para atender aos moradores de uma região.
Scheremeta diz que, mesmo com a volta dos módulos policiais - que foram desativados durante o governo de Roberto Requião (PMDB), em 2003 - o projeto de Policiamento Ostensivo Volante (Povo), criado pelo ex-governador, vai continuar existindo. O projeto, criado em 1993, foi aperfeiçoado e retornou em 2004, com o objetivo de reduzir a violência com a interação entre polícia e comunidade. Cada estação do Povo é composta por uma viatura e duas motos e suplementada por rádios HT e celulares. Em 2006, Curitiba passou a ter módulos móveis, que são vans equipadas para dar atendimento. A capital tem módulos do projeto Povo nos 75 bairros, além de oito móveis.Apesar de o novo comandante da PM não falar em números, o governador Beto Richa (PSDB) já havia prometido, durante a campanha, a ativação de 36 módulos policiais em 2011 , outros 18 em 2012 e mais 18 em 2013. Em 2014, o objetivo era tornar Curitiba a primeira cidade do país a ser atendida exclusivamente por policiamento comunitário, com cerca de 387 módulos que teriam 12 mil policiais militares, o que representaria metade do efetivo previsto para 2014.
Outras medidas
Scheremeta anunciou que também vai chamar 300 policiais militares que estão em outros órgãos, como secretarias e tribunais, para reforçar o policiamento. O sistema 190 também deve passar por modificações. O comandante-geral admite que o sistema muitas vezes não atende ou demora para dar resposta. Ainda neste ano, ele diz que pretende melhorar a tecnologia, para possibilitar respostas mais rápidas à população.
A prioridade de ação da PM será a região de fronteira, no Oeste, seguida da região metropolitana de Curitiba (RMC) e das principais cidades do estado. Ele também diz que pretende fazer o reaparelhamento da PM, tanto de viaturas, que estão em condição mais precária, quanto de armas.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: