sábado, 8 de janeiro de 2011

Prefeitura abre inscrições para conselheiros tutelares

A partir da próxima segunda-feira (10), a prefeitura de Maringá abre inscrições para interessados em concorrer as eleições para o Conselho Tutelar. No total, serão abertas dez vagas com mandato de três anos. O salário é de R$ 3,3 mil.
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (14) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos aprovados em uma prova objetiva de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marcada para o dia 30 de janeiro. Os 10 candidatos mais votados serão considerados eleitos, ficando os demais como suplentes. Os escolhidos terão um prazo máximo de 15 dias para escolher o Conselho Tutelar onde deseja atuar, Zona Norte ou Zona Sul. Após a posse os conselheiros terão 30 dias para revisar e aprovar o regimento interno e eleger o presidente, vice-presidente e secretários de cada unidade.
Requisitos
Segundo assessoria de comunicação da prefeitura, os interessados deverão comprovar uma série de habilidades e conhecimentos, além da escolaridade.
Entre os requisitos constam conhecimento básico em informática e experiência prática em atividades ou promoção dos direitos da criança e do adolescente de, no mínimo, três anos, exercidos nos últimos cinco anos.
Mandato dos atuais conselheiros termina em março
Os atuais conselheiros tutelares de Maringá ficarão no cargo até o dia 15 de março. A data foi prorrogada em dezembro do ano passado após aprovação de projeto na câmara de vereadores. De acordo com o presidente da casa, Mário Hossokawa (PMDB), a medida foi tomada porque o edital para as eleições do Conselho Tutelar não foi publicado em tempo hábil e os conselheiros ficariam sem receber após o dia 31 de dezembro, quando terminaria o mandato. Gazeta do Povo

Nenhum comentário: