quinta-feira, 10 de março de 2011

Avião cai no pantanal com 559 pacotes de cocaína


PF estima que total da carga chegue a 660 kg, que estariam  sendo levados para Cuiabá   
 O piloto brasileiro Roy Rogers Silva Ferraz e o boliviano Edgar Belen Inturias foram presos em flagrante após a queda do avião bimotor, prefixo N6037U, que transportava 559 pacotes de cocaína, adquiridos em Santa Cruz (Bolívia) e que seriam entregues na região de Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá). A aeronave caiu na região de Porto Índio, a 8 km da divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas a ocorrência foi atendida pela Polícia Federal da superintendência de Cuiabá, com apoio da Polícia Militar.

Até a tarde de ontem, cerca de 60% do entorpecente havia chegado a Cuiabá e o delegado regional do Combate ao Crime Organizado da PF, Eder Rosa de Magalhães, estima que o total da carga supera 660 quilos. Os 2 acusados foram encaminhados para a Penitenciária Central do Estado (PCE) por tráfico de drogas.

O boliviano confessou à PF que foi contratado por conterrâneos para auxiliar no transporte da droga e receberia U$ 1 mil pelo serviço. Ele contou ainda o local aproximado onde o material seria entregue e pela descrição, a PF acredita que seja em alguma fazenda de Poconé. Segundo Magalhães, o piloto negou participação no tráfico e contou que foi sequestrado e vendado, por isso não podia dar detalhes do que ocorreu dentro da aeronave, versão descartada pela PF. A aeronave pertencia ao piloto, que ainda pagava prestações, e realizava serviços em Mato Grosso. Ele não tem passagem pela Polícia.

Queda - O avião caiu em uma região de morro, de difícil acesso, após colidir com a copa de árvores. Moradores da região contaram à PF que no dia da queda, no domingo (5), o tempo estava nublado e ouviram um barulho. O piloto não ficou ferido e buscou ajuda em uma fazenda próxima, enquanto o boliviano desmaiou e depois foi resgatado por agentes do Posto Militar de Porto Índio.

Magalhães explica que informações do acidente chegaram no domingo (6) e houve desconfiança da situação por se tratar de uma aeronave sem plano de voo. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado de Segurança (Sespe) disponibilizou um helicóptero e uma aeronave para a PF se deslocar até a região. Após localizarem o avião, a PM desceu de rapel para verificar a carga e encontrou os pacotes dentro de bolsas de viagem. A carga foi retirada do local de helicóptero e, posteriormente, transportada de barco. A aeronave continua no local da queda e o restante da droga deve chegar hoje em Cuiabá.

Nenhum comentário: