sexta-feira, 4 de março de 2011

Candidatos derrotados pedem anulação da eleição do Conselho Tutelar

Oito candidatos derrotados nas eleições do Conselho Tutelar de Maringá, ocorridas no último domingo (27), protocolaram um pedido de anulação da eleição, nesta quarta-feira (2), na Vara da Infância e Juventude de Maringá. A eleição, que elegeu 10 conselheiros, teve alguns problemas, como falta momentânea de cédulas e atraso na apuração.

Os candidatos pedem a anulação da eleição, porque, segundo eles, os problemas os prejudicaram. “Houve votos com duplicidade, falta de cédulas e não foi cumprido o horário máximo para o transporte das urnas, que é 1 hora e 40 minutos. Teve urnas chegaram quatro horas depois de encerradas as eleições”, diz João Francisco Álvaro, um dos candidatos que assinou o pedido.
Houve ainda uma suspeita de votos em duplicidade, que foi descartada, segundo o presidente da comissão de eleição e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Rogério da Silva. Em relação à falta de cédulas, ele diz que o problema foi pontual e solucionado rapidamente.

No processo, segundo Álvaro, não há provas com imagens e vídeos das irregularidades, mas foram indicadas testemunhas ao juiz, que podem explicar o que houve no dia do pleito. “Se o juiz quiser convidar essas pessoas, com certeza ele vai entender o quanto fomos prejudicados nessa eleição.”
O processo será lido pelo juiz Rene Pereira da Costa, da Vara da Infância e Juventude de Maringá. Um assessor do juiz confirmou que o pedido foi protocolado e já está com o juiz, que, até a tarde desta sexta-feira (4), ainda não havia o apreciado.
Dez conselheiros foram eleitos
Os 10 conselheiros tutelares eleitos são: Vandré Fernando, Hudson Carlos, Noemêa Pereira, Laércio Ribeiro, Nivaldo de Oliveria, Cleide Santiago, Priscila Isaura, Hélio Guizoni, Elis Frachin e Ademir Passeri. Nesta eleição, 23 candidatos concorreram ao cargo de conselheiro.
Os novos conselheiros devem assumir os cargos no dia 15 de março. O mandato é de três anos. Eles recebem salário de R$ 3,3 mil.Gazeta do Povo




Nenhum comentário: