sexta-feira, 18 de março de 2011

Esquema de segurança de Obama vai monitorar água, terra e ar


A passagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por Brasília neste sábado (19) colocará em teste uma das maiores estruturas de segurança já vista na capital federal para a visita de um chefe de Estado. Na água, na terra e no ar, soldados das Forças Armadas do Brasil darão suporte ao esquema montado pela diplomacia norte-americana para visita do homem mais poderoso do planeta e sua família.
A chegada de Obama à Base Aérea de Brasília está prevista para 7h30. Como parte do esquema de segurança montado para a visita, a Força Aérea Brasileira irá fechar o espaço aéreo em Brasília durante todo o período da presença do presidente dos EUA na capital federal. O mesmo procedimento será adotado durante a sua visita ao Rio de Janeiro, no domingo (20). Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano já estão de prontidão e poderão ser acionados para escoltar as aeronaves norte-americanas.O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também contará com aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitirá informações aeronáuticas que terão como objetivo maximizar a segurança da comitiva e reduzir os impactos sobre o tráfego aéreo civil.
Todos os aviões conduzindo a comitiva do presidente Barack Obama serão monitorados pelos Órgãos de Controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Também ocorrerão ações de segurança no solo nos locais de embarque, desembarque e estacionamento das aeronaves.
Segundo a FAB, a operação de guerra montada em torno da defesa de Obama é semelhante ao esquema colocado em prática na posse da presidente Dilma Rousseff. Voos comerciais com destino a outras regiões do país, mas com rota por Brasília serão desviados e o sobrevoo de aeronaves será proibido.
Em virtude da proximidade do hotel em que a família presidencial irá se hospedar com as águas do Lago Paranoá, a Marinha vai utilizar fuzileiros para interditar as águas nos arredores do hotel, que fica praticamente ao lado do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma. Lanchas serão utilizadas na operação. Já no Rio de Janeiro, a Marinha realizará interdição, segurança e inspeções navais de áreas marítimas em Copacabana. Participarão das operações na capital fluminense, navios e lanchas.
Tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro, haverá a participação de motociclistas do Corpo de Fuzileiros Navais como batedores da comitiva presidencial.
O Exército também irá utilizar efetivo para garantir a segurança de Obama por terra. Nesta sexta, o Exército realizou uma verificação das tropas equipadas e armadas e das viaturas operacionais que atuarão na segurança do presidente dos EUA. Segundo divulgou o Ministério da Defesa, a atividade, conhecida como Apronto Operacional, é a última verificação militar do Exército antes da atuação na segurança de Obama.G1

Nenhum comentário: