sábado, 12 de março de 2011

Tsunami deixa cinco mil famílias aflitas em Maringá

Água invade a cidade de Natori, na Província de Miyagi, região mais afetada pela tsunami



Aflição, medo e apreensão. Esses são os sentimentos que tomaram conta ontem de aproximadamente 5 mil famílias maringaenses que têm parentes no Japão. Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu o nordeste do país - foi seguido de uma tsunami com ondas de até 10 metros de altura que invadiram o continente - e pode ter deixado mais de mil mortos. A cidade de Sendai (Província de Miyagi), com 1 milhão de habitantes, foi a mais afetada pelo tremor, sentido em diversos pontos do arquipélago nipônico.
Os empresários Edson e Dante Takahashi têm tios e primos japoneses que residem em Sendai. Eles lamentam a falta de informações sobre os familiares.
"Eles têm uma propriedade rural próxima à parte montanhosa. Ligamos várias vezes, mas infelizmente não conseguimos falar com ninguém. É muito angustiante. Estou em contato permanente com meus parentes de Londrina para saber se eles têm alguma novidade, mas ainda não há nada", diz Edson.
Os problemas de comunicação com o Japão aumentam a aflição dos familiares. A professora de japonês Sônia Ikuta conta que teve dificuldades para ligar para o marido, que está em Chiba, na região central do país.
"Após muitas tentativas consegui telefonar e confirmar que ele estava bem, mas ele me disse que a cidade está arrasada. O tremor aconteceu por volta das 14h40 (horário japonês) e foi realmente muito forte. Os buracos deixaram as ruas intransitáveis",conta.
  • Rubia Pimenta, Larissa Ayumi Sato e Johnny Katayama
  • Nenhum comentário: