quarta-feira, 13 de abril de 2011

Duas estudantes em Paris, de niqab (véu muçulmano), shortinho e salto alto


Como entrou em vigor na França a lei que multa em 150 euros mulheres vestindo burca (que cobre tudo, com uma tela sobre os olhos) ou niqab (que deixa somente os olhos à mostra), o 7×7 resolveu divulgar um vídeo feito no fim do ano passado por duas universitárias de belas pernas. Uma delas se diz muçulmana. Elas produziram um vídeo instigante – para alguns, pode ser sensual.
Passeiam e dão tchauzinho pelas ruas de Paris, em frente a prédios públicos. Atraem a atenção e os sorrisos dos pedestres, dos motoristas, dos turistas, e até dos garis, que pedem para fotografá-las e filmá-las. Elas nem se intimidam com guardas, vão conversar com eles.
Uma estuda Ciência Política e a outra, Comunicação. Elas dizem que sair de burca simplesmente seria óbvio demais e não chamaria atenção. Então pensaram: “como as autoridades francesas reagiriam se as mulheres saíssem com véu tapando o rosto mas deixando as pernas de fora?” Segundo elas, o objetivo do vídeo não é degradar a imagem das muçulmanas fundamentalistas mas sim colocar em questão a lei, que consideram inconstitucional. “Ditar o que nós devemos vestir passou a ser papel do Estado?”, perguntam as estudantes.
É um deboche, uma ironia bem realizada contra uma lei bem polêmica, que despertou debates acalorados em toda a França e ainda vai dar o que falar.No fim da música, a letra diz: “Je baise, tout simplement” (eu transo, simplesmente).
E elas assinam o vídeo: Mi Pute Mi Soumise. Um trocadilho em relação ao slogan adotado por francesas liberadas: “nem puta nem submissa” (ni pute ni soumise).
Qual é sua interpretação?
Elas estão ironizando Sarkozy ou as muçulmanas que se cobrem por inteiro?
O que você acha da nova lei que veta as duas indumentárias, sob os argumentos de que a França é um estado laico e de que burca e niqab representam a “opressão fundamentalista à mulher”?
Blog Mulher 7X7

Nenhum comentário: