A decisão de estender a cobertura de odiario.com para Londrina é sustentada pelo desempenho do portal de notícias em Maringá, que fechou o ano no azul. "Nosso portal em Maringá se mostrou economicamente viável. O site odiario.com já se sustenta sozinho, com publicidade e outras fontes de receitas, sem depender do jornal impresso para custear todas as despesas relacionadas à operação on-line", comenta o diretor de conteúdo do Grupo O Diário, Michael Vieira da Silva.
Segundo aferição do Google Analytics, odiario.com teve aumento de mais de 200% no número de visitas, em 2010. A receita publicitária, por sua vez, cresceu mais de 1000% no ano passado, números que colocaram o portal na quarta colocação entre os portais de notícias do Paraná. Crescimento que não deve parar por aí. "O projeto é ambicioso e esperamos ser a segunda força do Paraná em jornalismo on-line e número de visitantes únicos no prazo de cinco anos", revela Michael.
Novidade
Quem acessou odiario.com, a partir da zero hora de hoje, já se deparou com uma pequena mudança. O internauta agora será questionado, ao acessar odiario.com, se prefere ler o conteúdo de Maringá ou de Londrina. A escolha será memorizada pelo sistema para futuros acessos, mas poderá ser modificada no topo da página em "escolher cidade". Também será possível acessar os dois portais digitando: londrina.odiario.com ou maringa.odiario.com.
Também em Londrina, odiario.com terá redação e equipe própria, responsáveis pela cobertura dos principais fatos da cidade e com a agilidade que o meio on-line permite. O uso das redes sociais – no Twitter, O Diário foi o primeiro jornal do interior do Paraná a ter presença ativa – trará ganho em acessos para as matérias publicadas.
Apesar da concorrência, a fórmula que deu certo em Maringá, diz o editor multimídia do Grupo O Diário, Clóvis Augusto Melo, vai vingar também em Londrina. "Temos plenas condições de oferecer um conteúdo diferenciado e independente, que certamente agradará e será extremamente útil para os internautas de Londrina e região", adianta Melo. "Começamos com uma estrutura enxuta, mas a tendência é que tenhamos mais jornalistas trabalhando no site em curto espaço de tempo", acrescenta.
Embora a concorrência com portais tradicionais da cidade, o editor de odiario.com em Londrina, Alexandre Sanches, diz largar com boa avaliação popular. "A notícia de que um novo portal de notícias entra em Londrina, com uma proposta nova e sem qualquer vínculo com grupos locais, foi bem recebida na cidade entre os blogueiros e jornalistas", comenta Sanches.
Na opinião de Melo, o segredo de odiario.com está no dinamismo da equipe e na rápida adaptação da equipe à mudança de layout, que "exigiu [em 2010] adaptação rápida e adoção de práticas e rotinas que, antes, eram desnecessárias". Ponto forte do trabalho desempenhado em Maringá, a cobertura hiperlocal será regra também em Londrina. "Na internet, nosso foco é o hiperlocalismo, cobertura jornalística com nossa experiência em notícias locais. Este é o nosso grande diferencial e o que fazemos bem", explica Michael.
Por que Londrina?
A escolha de iniciar o plano de expansão de odiario.com pela segunda maior cidade do Estado deve-se, diz Michael, ao tamanho e potencial de mercado. "Queremos testar nossa teoria de que podemos cobrir Londrina melhor que nossos concorrentes, com a mesma relevância e qualidade que fazemos em Maringá e região", acrescenta o diretor de conteúdo.
O Grupo O Diário parte do pressuposto de que, na esfera on-line, o mercado é vasto e há mais espaço a ser disputado. As fronteiras geográficas acabaram e, na prática, a teoria tem se confirmado em Maringá. Entre os leitores de odiario.com há internautas de mais de 50 países.
Do total, 60% da audiência vêm de Maringá e cidades da região; os outros 40% são de leitores de áreas inatingíveis pelo impresso. "Isso é incrível. Grandes oportunidades ainda estão inexploradas", conta Michael. Para o futuro, reforça ele, a proposta de odiario.com é marcar presença nas principais cidades do Estado.
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