sábado, 5 de junho de 2010

Cai número de mortes no trânsito e de roubo cresce

o mesmo tempo em que os crimes considerados de menor gravidade (furtos) foram reduzidos, os roubos - em que são utilizadas armas e ameaças - aumentaram em Maringá em maio, na comparação com abril. É o que revela o Mapa do Crime, levantamento mensal feito por O Diário.

No mapa, são apontados nove tipos de ocorrências policiais. O número de mortes no trânsito também caiu significativamente: foram nove óbitos em abril e duas no mês passado.
Os furtos em residências tiveram redução de 26% em maio, quando foram
registrados 127 ocorrências, contra 171 em abril. O roubo a residências também teve redução, passando de 11 casos para dois. Diminuíram também os furtos em veículos - quando são levados acessórios - para 68 ocorrências, contra 86 em abril. A diferença é de 21%.
Por outro lado, confirmando a tendência registrada nos últimos meses, o número de roubos a estabelecimentos comerciais aumentou em 34%: foram registradas 59 ocorrências contra 49 em abril. O crescimento do número de roubo a pessoa (assalto) passou de 115 ocorrências, contra 90 em abril, majoração de 27,7%.


Trânsito
Para o secretário municipal de Transportes, Walter Guerlles, mesmo com a redução de nove para duas mortes no trânsito, o índice é preocupante. Ele destaca que é preciso separar as ocorrências no perímetro urbano das da Avenida Colombo.
"É que a Colombo é uma rodovia federal, de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal e não do município", argumenta.
Guerlles faz essa ressalva e cita que no perímetro urbano da cidade foram 31 mortes e na Colombo, 12. Nesse ano, 43 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Maringá.
Em sua avaliação, a responsabilidade por um trânsito melhor não é apenas do poder público. É preciso que haja uma com o cidadão para que os números de mortes e acidentes diminuam.
"Presume-se que, pelo fato de o motorista ter a Carteira de Habilitação, ele está preparado para enfrentar o trânsito", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário