Gazeta do Povo
Alvo de um pedido de indenização por danos morais movido  pelo candidato a governador Beto Richa (PSDB), o jornalista Esmael Morais tirou  do ar todo o conteúdo de seu blog na manhã de sábado. Liminar concedida pelo  juiz Naor Ribeiro de Macedo Neto, da 17.ª Vara Cível de Curitiba, obrigou o  blogueiro a retirar do site “qualquer comentário ou opinião que implique em  ofensa” a Beto Richa, sua esposa, Fernanda, e o filho Marcelo, “ou ainda que  possa prejudicar a campanha” do tucano, sob pena de pagar multa diária de R$ 5  mil. 
Na ação, Richa e seus familiares afirmam que as mensagens provocaram “abalo  emocional”, e pedem indenização de pelo menos R$ 30 mil.
Morais argumenta que retirou todo o conteúdo — 20 mil postagens, segundo ele  — por considerar “humanamente impossível” verificar todas as inserções que  seriam ofensivas ao candidato e sua família, uma vez que a decisão do juiz não  indicou expressamente quais seriam essas mensagens. 
“As três pessoas são personalidades públicas, sujeitas a críticas públicas,  inclusive as mais ásperas. Não há qualquer conteúdo em minhas postagens de  caráter pessoal”, disse ele. Para o advogado do jornalista, Manoel Barbosa  Filho, “ao não definir qual é o conteúdo ofensivo, a decisão atinge a liberdade  de expressão e caracteriza censura, pois a pessoa fica sem saber o que pode  veicular”.
Ivan Bonilha, advogado de Richa, diz que a petição inicial do processo  enumerava as inserções ofensivas e que elas eram pessoais. “Liberdade de  expressão e de opinião não são princípios absolutos. As mensagens que apontamos  são de cunho inteiramente pessoal. E, ao escrever um manifesto afirmando que  teve que retirar todo o conteúdo do ar, me parece que ele [Morais] reconhece que  o blog só existe para falar mal de Beto Richa.”Leia mais »
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário