sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Médico de José Alencar diz que vice está tranquilo após deixar UTI
O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse que o vice-presidente "está bem, estável e tranquilo", após deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Alencar foi encaminhado para um quarto no 11º andar do hospital por volta das 16h desta quinta-feira (30). Ele estava internado na UTI desde quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na tarde da última terça-feira (28) para estancar um sangramento em um tumor que invade o intestino delgado.
De acordo com boletim médico, divulgado às 15h45, "o sangramento intestinal permanece controlado, até o momento, e o paciente está se recuperando, com quadro estável".
Réveillon no hospital
No início da tarde desta quinta, os médicos afirmaram que o vice-presidente vai passar o réveillon no hospital. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Alencar deve receber a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da cerimônia de posse de Dilma Rousseff."O presidente me disse que vai sair da posse e vir para cá antes de ir para São Bernardo", afirmou o médico nesta quinta. Segundo Kalil, o estado de Alencar permanece estável.
Posse em Brasília
Mais cedo, o médico Paulo Hoff comentou a vontade de Alencar em participar da posse em Brasília, mas defendeu a permanência do vice-presidente no hospital. "Não fazem nem 48 horas que o sangramento foi tratado. Neste momento, ele ainda não tem condições e é improvável que nas próximas 24 horas tenha melhora tão dramática que permita uma viagem", disse o médico.
Na quarta-feira (29), Hoff já havia praticamente descartado a hipótese de o vice comparacer à solenidade de posse da presidente eleita Dilma Rousseff, desejo manifestado por Alencar.
Ele explicou as razões médicas para que o vice não viaje de avião. "A pressurização do avião pode colaborar para um novo sangramento. Este é um momento cívico muito importante para o país e principalmente para ele. A vontade de estar na posse é perfeitamente compreensível, mas o mais importante que estar lá é ele estar bem. Ele tem essa consciência."
O médico disse ainda que, se Alencar seguir com a melhora do quadro clínico, poderá retomar o tratamento contra o câncer na próxima semana. "Ele precisa estar bem cicatrizado da cirurgia da semana passada. Se isso acontecer, poderemos retomar o tratamento quimioterápico", afirmou Hoff.
Segundo o médico, o procedimento realizado em Alencar nesta terça-feira (28) também é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "É um procedimento caro, bastante tecnológico e sofisticado, mas que também é feito, por exemplo, no Hospital das Clínicas, pelo SUS."
Nenhum comentário:
Postar um comentário