sexta-feira, 20 de maio de 2011

TERMINA HOJE

Termina nesta sexta-feira (20) a campanha de vacinação contra a gripe em Maringá e o prazo não deve ser prorrogado. Na semana passada a campanha foi estendida em uma semana porque a meta de vacinar 80% do público não havia sido atingida em todos os grupos.
A vacina está disponível para idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças de até dois anos nas Unidades Básicas de Saúde e também na Secretaria de Saúde, localizada na Zona 7.
No último balanço da Secretaria de Saúde de Maringá, divulgado no início desta semana, a meta de 80% havia sido superada nos grupos de idosos e crianças, mas não de gestantes. Nesta quinta-feira (19), a coordenadora de vacinação do município, Edilene Aceti Goes, informou que 88% do público-alvo foi vacinado em Maringá, mas os índices de cada grupo não foram atualizados.
O secretário Antônio Carlos Nardi ressalta que a vacina é a melhor proteção contra a gripe, e o público-alvo deste ano, definido pelo Ministério da Saúde, são os que apresentam maior demanda devido complicações provocadas pela gripe. "Mais que alcançar meta de vacinação queremos proteger as pessoas contra a gripe e evitar as complicações da doença especialmente nas crianças e idosos", afirma.
A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior, inclusive o da influenza A (H1N1). Nardi lembra que o grupo das crianças será vacinado em duas etapas, a segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.
Segundo o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias, enquanto entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.
O Ministério da Saúde alerta ainda sobre as medidas de prevenção a serem adotadas por todas as pessoas, que inclui lavar as mãos com frequência, evitar tocas olhos, boca e nariz após contato com superfícies ou pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Rosângela Gris

Nenhum comentário:

Postar um comentário