sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Campanha contra sarampo e paralisia infantil começa amanhã;

Todas as Unidades Básicas de Saúde, a sede da Secretaria de Saúde e outros estabelecimentos, totalizando 90 pontos,  vão oferecer doses de vacinas contra a paralisiainfantil e o sarampo neste sábado (13).
 A  vacina contra a paralisia infantil, oferecida nos 90 pontos, será direcionada para todas as crianças com idade entre zero e cinco anos, completando a segunda etapa da campanha nacional.  Já as crianças com idade entre um a sete anos (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias), devem receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), oferecida apenas nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, na Zona 7.

O público-alvo nesta segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil é de 21.315 crianças no município. "A meta é imunizar 95% das crianças com idade de zero a cinco anos. Por isso contamos com a responsabilidade dos pais que devem levar seus filhos para vacinarem neste sábado", convoca o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.


Divulgacao PMM
As vacinas contra a paralisia infantil e sarampo, oferecidas nos 90 pontos, serão direcionadas para crianças com idade entre zero e cinco anos


O secretário lembra aos pais que a vacinação contra a paralisia infantil e a tríplice viral são indiscriminadas, e todas as crianças devem ser vacinadas. "As duas campanhas, contra a paralisia infantil e contra o sarampo, serão realizadas neste sábado e os pais devem cumprir esse compromisso com a saúde de seus filhos", afirmou.


Poliomielite

Este é o 32º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 22º ano sem a doença no país. Atualmente esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro. O Ministério da Saúde trabalha para atingir a meta de vacinação, que vai permitir a realização de apenas uma campanha a partir de 2012.

A vacinação é indiscriminada. Todas as crianças com idade entre zero e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser imunizadas com a vacina oral poliomielite independente de tê-la recebido anteriormente, sendo que as doses administradas em crianças menores de dois meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema.O Diario

No sábado, 13 de agosto, serão 90 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade e nos distritos de Floriano e Iguatemi. Além de todas as Unidades Básicas e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde serão instalados pontos em supermercados, shoppings, farmácias, lanchonetes, creches e outros locais de concentração popular.

A vacina contra a pólio é necessária, já que no cenário global atual, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 22 países ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Em 2010 foram registrados 1.292 casos, sendo 232 (17,95%) nos países endêmicos e 1060 (82,05%) nos países não endêmicos. Segundo dados da OMS, as campanhas de vacinação contra a poliomielite serão realizadas, este ano, em 44 países.

Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo também terá o Dia de Mobilização Nacional em 13 de agosto, coincidindo com a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário