quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Radar na avenida Horácio Racanello multa 4.454 em 61 dias

Ricardo Lopes
Avenida Horácio Racanello, em Maringá; multas não estão tendo o efeito esperado para redução da velocidade
O radar instalado na Avenida Horácio Racanello, entre as avenidas São Paulo e Pedro Taques, em Maringá, é o campeão disparado de emissão de autuações nos meses de outubro e novembro. Neste período de 61 dias, foram registradas 4.454 multas contra motoristas e motociclistas que não respeitaram o limite da via, de 60 km/h. Em média, considerando os últimos 2 meses, são 73 autuações por dia, o que confirma o abuso de velocidade no local.
"Divulgamos a localização dos radares no site da prefeitura com o objetivo de informar a população e reduzir o número de infratores, mas o que a gente percebe é que os motoristas e motociclistas não mudam o comportamento", avalia o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata. Mesmo após a instalação do equipamento na Racanello, a avenida foi palco de acidente entre duas motos, que resultou na morte de duas pessoas.
Os motociclistas Jhonantam William de Souza, 23, e Hector da Silva, 15, morreram após uma colisão seguida de explosão. Segundo informações da Polícia Militar (PM), eles trafegavam no mesmo sentido e o acidente aconteceu em alta velocidade.
O secretário dos Transportes lembra que a instalação do equipamento na Racanello foi motivada pelos seguidos acidentes que aconteceram ali. No caso mais grave, um motociclista morreu depois de bater na mureta de proteção e cair de uma altura de dez metros na linha férrea. "Colocamos o radar e divulgamos para a população. Mesmo assim, em outubro registrados um absurdo de 2.830 autuações. No mês passado, a impressão é que a conscientização aumentou. Mesmo assim, 1.615 desrespeitaram a velocidade."
A dona de casa Jacqueline Gonsales concorda que existe muito abuso. "De noite é bem perigoso aqui. Os motoristas pegam pesado e afundam o pé."
A professora Célia Borin avalia que os equipamentos multam demais. "Mas tem que multar mesmo. Há muitos irresponsáveis no trânsito de Maringá e há muitos veículos."

A professora tem razão: a frota na cidade cresce vertiginosamente. só no mês passado, Maringá ganhou quase 2 mil novos veículos. Atualmente são 140.276 carros de passeio e um total de 253.418 veículos.
O desrespeito também se reflete no grande número de motoristas e motociclistas com a carteira de habilitação suspensa. Levantamento realizado com base em informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública mostra que 3.817 pessoas estavam nesta situação.
"O pessoal precisa respeitar a velocidade. Se houver conscientização, vai haver menos acidentes", considera o secretário.

MULTAS NÃO INTIMIDAM
"O que a gente percebe é que os motoristas e motociclistas não mudam o comportamento"
Valdir Pignata Secretário dos Transportes de Maringá

TOP FIVE
Ranking dos radares que mais emitiram multas em novembro

1° lugar
Av. Horácio Racanello, 4.995
1.615 multas

2° lugar
R. Pion. Virgilio A. Cardoso, 181
381 multas

3° lugar
Av. Nildo R. da Rocha, 1.105
371 multas

4° lugar
Av. Jucelino Kubitscheck, 301
280 multas

5° lugar
Av. Cerro Azul, 686
274 multas


O Diario 

Um comentário:

  1. sera que ta devidamente vamos ficara atentos pois sinalização orizontal e vertical em multa sim pelomenos as pessoas sabem que estão sendo multados

    ResponderExcluir