quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Projeto de mobilidade da av Brasil é apresentado pelo prefeito


O prefeito de Maringá, Roberto Pupin apresentou o projeto de mobilidade urbana da avenida Brasil para representantes do comércio (Acim, Codem e Sivamar) em reunião na Prefeitura, nesta quarta-feira (8).
O objetivo foi esclarecer dúvidas dos comerciantes e ouvir sugestões para a conclusão do projeto, que ainda está em andamento e será custeado com recursos próprios.
Segundo Pupin, as intervenções na avenida Brasil estão incluídas em um projeto de mobilidade que será colocado em prática pelos próximos dois anos para melhorar o trânsito, o transporte coletivo e facilitar a vinda dos moradores dos bairros para o Centro da cidade. “A retirada das espinhas de peixe da avenida Brasil vai possibilitar uma modificação importante no trânsito da cidade."
Participaram do encontro o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, o presidente do Codem, José Carlos Valêncio, o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, o comerciante Ali Wardani,  presidente do Sivamar, o empresário Wilson Tomio Yabiku, os secretários de Planejamento, Laércio Barbão, de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, de Serviços Públicos, Vagner Mussio e o coordenador do Programa Pró-cidades do BID, Leopoldo Fiewski.
Para o presidente da Acim,  a intervenção na avenida Brasil será benéfica para o comércio. “A Prefeitura vai manter os estacionamentos nas laterais das calçadas, vai implementar o sistema binário com onda verde e investir no transporte coletivo, facilitando a vinda da população para o Centro."
O diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, explicou que a empresa concessionária faz pesquisas frequentes que apontam a região como uma das principais zonas de interesse dos usuários do transporte coletivo. “Grande parte dos consumidores do comércio da avenida Brasil utilizam o transporte coletivo e a partir da conclusão da obra terão mais facilidade de acesso às lojas, descendo na porta do comércio, e mais rapidez nos trajetos bairro-Centro, Centro-bairro. Os estudos dos corredores de ônibus apontam a Brasil como o melhor trajeto para implantação”, afirmou.
Segundo o secretário da pasta, Vagner Mussio, o projeto vai resultar na revitalização da avenida Brasil. “Toda a extensão terá áreas de permeabilidade para escoamento da água das chuvas, além de jardins, novo pavimento asfáltico com fresagem, ciclovia, faixas de pedestre emborrachadas e iluminação especial ”, adiantou.
Serão feitas modificações em outras ruas e avenidas da região central para atender às modificações na avenida Brasil. “O binário da avenida Brasil terá como retorno a rua Castro Alves, Joubert de Carvalho e avenida Mauá. Será aberto o acesso às ruas Basílio Saltchuk e Piratininga para complementar todo o sistema binário da área central. (inf Sec Com PMM/foto André Renato)Maringá Manchete

Nenhum comentário: