Enquanto suas amigas contavam sobre os mais recentes pares de sandálias ou sapatos comprados, Paulina se escondia para evitar tocar no assunto e ter que se explicar porque não comprava.
Mas a mulher de 30 anos encontrou uma solução drástica para seu problema: a chamada “cirurgia Cinderela”, uma série de novos procedimentos cosméticos polêmicos que alteram a forma e o tamanho dos pés de uma mulher para melhorar sua aparência.

Gostaria
de ter os dedos dos pés encurtados para caber em sapatos de salto? É
angustiante e perigoso, mas muitas mulheres estão fazendo isto agora.

O especialista em cirurgias para encurtar os dedos e dar nova forma aos pés diz que o procedimento é uma nova tendência impulsionada pela popularidade dos saltos e desejo das mulheres em conseguir usá-los, chamar mais atenção com pés bonitos e sem machucar.

Muitos médicos não aconselham a nova tendência. Os cirurgiões ortopédicos têm alertado que muitas cirurgias nos pés são altamente invasivas, pois envolvem cortar dedos abertos, serrar os ossos em dois e enroscá-los juntos novamente, de modo que pode ocasionar complicações graves, incluindo dor permanente e movimento articular restrito.

Andrea Sott, especialista ortopédico em pés e tornozelo e cirurgião no Hospital de Santo António, em Surrey, diz: “Os cirurgiões registrados no Ortopédica Pé britânico e Ankle Society,

o órgão regulador, só iriam realizar uma cirurgia no pé para aliviar a dor ou corrigir uma deformidade, como graves joanetes ou dedos com garras. Nós não somos a favor deste tipo de cirurgia por razões puramente estéticas, por causa dos riscos que ela carrega, incluindo inchaço, rigidez e cara incorreta.

Quem deseja ter um pé de Cinderela deve pensar muito bem antes de realizar a cirurgia somente por razões estéticas, pois existem riscos de complicações e dores futuras. O custo do procedimento é, em média, de 17 mil reais.


