terça-feira, 9 de julho de 2013

Dilma Rousseff anuncia curso de Medicina em cinco cidades do Paraná


A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (8), a criação do curso de Medicina em Foz do Iguaçu, Pato Branco, Guarapuava, Curitiba e Umuarama, no Paraná. A autorização foi feita durante a assinatura provisória que institui o Programa Mais Médicos para o Brasil.
Em Foz do Iguaçu, o curso de Medicina será na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e vai ofertar 60 vagas. Segundo a instituição, o intuito é implantá-lo até 2016 em um prédio fora do campus, ao lado da Itaipu Binacional.
O programa
Conforme o discurso da presidente, no Brasil, o Programa Mais Médicos para o Brasil prevê a criação de 11,4 mil vagas até 2017. Destes, 3,7 mil serão destinadas para cursos já existentes e o restante para novos cursos, criados em 60 cidades brasileiras.
“Vamos criar novos cursos de medicina, ampliar o número de vagas, mas todos sabemos que um médico leva de seis a dez anos para concluir a sua formação. E até que essa nova geração que hoje nós criamos as condições para ampliar, através de mais vagas, até que essa nova geração, tanto no que se refere à graduação quanto no que se refere à residência, cheguem ao mercado de trabalho, as pessoas vão continuar adoecendo e vão continuar precisando de médicos, melhores hospitais, melhor esforço de saúde, mais vagas em cursos de medicina e em residência médica, tudo isso, não há discussão, é imprescindível no processo de transformação da saúde pública no nosso país”, disse durante o pronunciamento.
Dilma Rousseff também divulgou que o pacote prevê a ampliação de vagas de residência e a contratação de milhares de médicos do Brasil e do exterior. “As vagas disponíveis nós vamos oferecer, e hoje nós iniciamos esse processo, primeiro a médicos brasileiros, com uma remuneração de R$ 10 mil, que será paga integralmente pelo governo federal e, portanto, não irá onerar, em termos de custeio, os municípios brasileiros. Os médicos que forem trabalhar nas áreas mais distantes, com mais dificuldades, áreas mais precárias, receberão uma ajuda de custo complementar”, afirmou.
A presidente assegurou que o objetivo do programa é melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação dos médicos brasileiros. “O meu dever, como presidenta, é governar para todos. E é para todos que nós firmamos o Pacto Nacional pela Saúde. E é para atender a todos que nós vamos ampliá-lo cada vez mais, sem medir esforços, sem temer desafios, sem ter medo de lutar pelo que for preciso e com a energia de fazer tudo o que for necessário. É esse o nosso compromisso, é essa a nossa determinação. Repito: olhando sempre, mas sempre mesmo, para aqueles que mais precisam”, finalizou.

Nenhum comentário: