sexta-feira, 15 de abril de 2011

Blitz acaba com tumulto em frente a bar na Zona 7 de Maringá

Uma blitz policial acabou com o tumulto tradicional de quinta-feira, em frente ao bar Kanarinhu´s, na Avenida Paranaguá, na Zona 7 de Maringá. Na noite de ontem (14), por volta das 23h, quase havia poucos jovens em frente ao estabelecimento. A ação foi aprovada pelos moradores do bairro, mas o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEM classificou a operação como "abusiva".A diferença de abordagem foi o que determinou a mudança, segundo a Polícia Militar. "Iniciamos a Operação Sossego, de cunho preventivo. Ao invés de ir ao local por volta da meia-noite, quando o tumulto já está formado, chegamos por volta das 22h, quando os estudantes saem da faculdade. Começamos a fiscalizar os veículos e pessoas que estavam na frente do bar. Não houve conflito com os estudantes e nem mesmo registro de reclamações de moradores por conta do som alto", ressalta o aspirante Lucas Eduardo Nicola, da Polícia Militar (PM).A sugestão foi levantada na manhã desta quinta-feira, durante o debate na Rádio Cultura AM 1390, sobre os conflitos constantes registrados nas noites de quinta-feira, entre estudantes, moradores da Zona 7 e a Polícia Militar. "Nossa intenção era fiscalizar a avenida antes que o tumulto começasse. A tática deu um resultado muito positivo", afirma o aspirante Nicola.
Durante a blitz, quatro pessoas com cocaína foram presas, entre elas um adolescente de 16 anos. Mais de 200 pedestres e 150 veículos foram abordados. Durante a operação foram utilizadas cinco viaturas da Polícia Militar e vários oficiais da PM e agentes de trânsito.
Estudantes
“A ação foi abusiva, pois os policiais impediram a passagem de pedestres pelo local. Parecia um estado de sítio”, disse o membro do Diretório Central do Estudantes (DCE), Bartolomeu Parreira Nascimento.
Conforme Nascimento, alguns estudantes que questionaram a ação policial foram ofendidos. “Se isso continuar, vamos chamar uma assembleia entre os estudantes para debater medidas contrária a essa posição da PM, pois não é certo eles impedirem o acesso a um local público”, diz.
Para Nascimento a ação não surte efeito. “Os estudantes saíram de lá, mas se dispersaram em outros bares da região, ou mesmo em repúblicas”, ressalta.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar afirma que não houve repressão e que qualquer denúncia de abuso deve ser levada até o 4º Batalhão da PM.
Moradores
O presidente da Associação de Moradores da Zona 7, Amauri Pereira, aprovou a ação dos policiais. "Não houve tumulto durante a noite. Não recebi reclamações de moradores por conta do barulho, como era normal até semana passada", afirma.
A reportagem tentou entrar em contato com o proprietário do bar Kanarinhu´s, mas até as 11h20 desta quinta-feira ele não havia sido encontrado.O Diario

Nenhum comentário: