terça-feira, 19 de abril de 2011

Granizo provoca estragos em Curitiba

Doze dias após uma chuva de granizo atingir quase 10 mil moradores e danificar 4 mil casas na região metropolitana de Curitiba (RMC), outra forte pancada atingiu a capital paranaense e os municípios de Colombo, Bocaiúva do Sul e Pinhais na tarde de ontem. As pedras cobriram ruas inteiras e provocaram destalhamentos. Pontos de alagamento foram registrados nos bairros Água Verde, Rebouças, Prado Velho, Cajuru, Jardim Botânico, Butiatuvinha, Santa Felicidade, São Braz e Pilarzinho. A auxiliar administrativa Simone Cunha Silva, 38 anos, trabalhava quando a parte externa da casa, na Vila Torres, desabou. Nenhum dos cinco moradores estava no local. “Per­­­de­­mos o forno elétrico, o sofá, as telhas e um notebook, mas deu para salvar o fogão e a geladeira. Ainda bem que não tinha ninguém em casa”, disse.
Uma creche que funciona ao lado da casa estava aberta quando a água e o granizo começaram a cair. “As crianças foram colocadas em cima das carteiras e levadas para a cozinha, único lugar que não alagou”, contou Azélia Matucheski, diretora da escola Santa Luiza. Pelo menos 200 crianças estavam no local no momento da chuva. Ninguém ficou ferido. As aulas de hoje foram canceladas.
Um alimentador da rede da Copel apresentou problemas na Avenida Sete de Setembro, no Centro da capital, o que afetou o fornecimento de luz para 1,5 mil unidades consumidoras. A falta de luz afetou a Rodoferroviária e a sede da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Ao todo, 11,3 mil pontos em Curitiba e São José dos Pinhais foram afetados.
A queda de energia prejudicou o sistema de comunicação da Central de Operações da Diretoria de Trânsito, da Urbs. Uma central emergencial foi montada em outro setor. Os agentes de trânsito foram concentrados na orientação e na cobertura de dez semáforos que ficaram desligados em função da falta de luz. O trânsito ficou muito lento, principalmente nas ruas e avenidas do Centro e dos bairros Rebouças e Prado Velho. Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil não tinha uma balanço oficial com o número de pessoas e casas atingidas pela chuva.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: