quarta-feira, 3 de julho de 2013

Meninas serão vacinadas contra o HPV pelo SUS


Da Redação
vacina_HPV
O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra HPV ao SUS. Meninas de 10 e 11 anos receberão as três doses necessárias para a imunização no próximo ano. A Pediatra e responsável técnica do centro de vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, Eloisa Ilha Gianberandino, afirma que a vacina terá um impacto positivo.
Será a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina contra câncer. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, o segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário, como explica Eloisa.
Segundo a pediatra, a vacina que estará disponível na rede pública é usada na prevenção contra quatro tipos de HPV, sendo que dois deles respondem por 70% dos casos de câncer.
VACINA HPV 3
As três doses serão aplicadas no seguinte esquema: após a aplicação da primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis meses.
A incorporação da vacina complementa as demais ações preventivas do câncer de colo do útero, como a realização do Papanicolau e o uso de camisinha em todas as relações.JOICE

Nenhum comentário: