quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Preso entalado em buraco na parede da cela já fugiu uma vez, diz delegado



Caso aconteceu na noite de segunda-feira (3), em presídio de Ceres, Goiás.
Segundo delegado, estrutura precária da unidade facilita fuga dos detentos.


Detento foi retirado com a ajuda do Corpo de Bombeiros, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Detento foi retirado com a ajuda do Corpo de Bombeiros, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)
O preso que tentou fugir da cela na noite de segunda-feira (3) e acabou preso no buraco que foi feito pelos detentos já havia fugido outra vez da mesma cadeia, diz o delegado Alexandre Alvim, responsável pela unidade de Ceres, a 183 km de Goiânia. Segundo ele, o rapaz de aproximadamente 28 anos está preso por roubo.
Alexandre não soube precisar quando ocorreu a fuga, mas confirmou que aconteceu no ano passado e que o detento foi recapturado no mesmo dia. "Posteriormente ele começou a cumprir pena no regime semiaberto, mas não compareceu mais à cadeia e acabou preso novamente", lembra Alvim.
saiba mais

De acordo com o policial civil, na unidade estão presos 31 detentos. As fugas, segundo ele, são constantes: "A policia civil não tem estrutura para tomar conta de uma cadeia e tive de mandar os agentes para cuidar dos presos. A cadeia é muito precária, muito antiga”, diz.
Alexandre Alvim é responsável por outras três delegacias de cidades do interior de Goiás. Ele informou que até a próxima sexta-feira (7) a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agesep) deve assumir o comando da unidade. Para ele, isso fará com que as fugas diminuam.
“A cadeia está passando por reforma e, mesmo assim, a estrutura ainda é bem precária. Só neste ano aconteceram três fugas. Contudo, quando a Agência Penal assumir serão mais pessoas vigiando os detentos e isso vai coibir as fugas”, acredita Alvim. Ele disse também que está sendo implementado na unidade um sistema de câmeras de segurança, equipamento até então inexistente no local.
Fuga frustrada
Na tentativa de fuga desta terça-feira um dos presos conseguiu fugir. Até esta noite ele não havia sido recapturado. De acordo com o tenente dos bombeiros Tiago Costa, o buraco que seria usado na fuga foi feito com um cano de metal do chuveiro da cela. Segundo informações da corporação, o primeiro detento conseguiu passar pelo buraco, mas o segundo acabou ficando preso.

Preso cava buraco para fugir e fica preso na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Preso cava buraco para fugir e fica preso na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)
“Ele tem o porte físico maior. É mais alto. E os outros tentaram empurrá-lo. Daí, ele não saía e nem entrava mais. Ficou com o corpo pela metade. Ele começou a gritar de dor, e a corporação e a Polícia Militar foram acionadas”, disse o tenente.
Os bombeiros usaram uma pequena marreta para furar a parede e outra ferramenta para cortar as ferragens e retirar o detento. Ele teve escoriações pelo corpo, foi atendido e voltou para a cela, onde, segundo o Corpo de Bombeiros, estava uma mala com suas roupas.
  •  
Durante fuga, preso fica preso em buraco na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)Durante fuga, preso fica preso em buraco na parede, em Goiás (Foto: Divulgação/ Jornal Populacional)G1

Nenhum comentário: