Divulgação/DER
Proposta do governo é realizar obras semelhantes a que
estão sendo desenvolvidas na Região Metropolitana de
Curitiba
Nas regiões norte e noroeste, também terão calçadas e ciclovias as duplicações entre Londrina e Cambé e entre Maringá e Paiçandu. Juntas, estas obras somam mais de 25 quilômetros de calçadas em cada lado da rodovia e também quase 10 quilômetros de ciclovias. As áreas de trânsito de ciclistas serão instaladas em locais com maior adensamento, respeitando as limitações das faixas de domínio das rodovias. Nestas duas cidades serão colocadas 10 passarelas, permitindo a circulação área de pedestres nos trechos com grande fluxo de veículos.
Em 2014
Dentro do programa de mobilidade está prevista também a implantação de calçadas e ciclovias nas obras de duplicações, que serão feitas em parcerias público-privadas, nas PR-445 (Mauá da Serra/Londrina), cerca de 20 quilômetros, e também PR-323, com 33 quilômetros. Outro corredor rodoviário, formado pela PR-280 e PR-180, vai ganhar mais de 3,5 quilômetros de calçadas.
Há também os novos corredores que o Estado está projetando para atender o setor avícola, passando pela PR-281, no Oeste, que terá quase 10 quilômetros de calçadas e mais 2 quilômetros de ciclovias. Outro corredor, o Norte Central, vai atender a região entre Mauá da Serra e Guarapuava, terá mais 24 quilômetros de calçadas e outros 5 quilômetros de ciclovias. Nos Campos Gerais, serão construídos quase 4 quilômetros de calçadas e mais 1,9 quilômetros de ciclovias.
Concessões
Nas concessões de rodovias, o DER está garantindo mais de 20 quilômetros de novas marginais, na região Central do Estado. São novas marginais com calçadas, nas regiões Prudentópolis, Guamiranga e Palmeira. Também serão feitas marginais em trecho da rodovia do Café.O Diario
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