quarta-feira, 30 de junho de 2010

Criança morre afogada em córrego de Maringá

Acidente aconteceu por volta das 17h30 de terça-feira (29), quando a menina, de 6 anos, foi brincar no córrego. ONG dá dica de seguranças para evitar acidentes

Uma criança de 6 anos morreu afogada, no fim da tarde de terça-feira (29), no Córrego Isalto, emMaringá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a menina, que mora em uma chácara, foi brincar no córrego por volta das 17h30, quando se afogou. Quando os pais deram pela falta da filha, procuraram em vários lugares, até chamar socorro, às 20h. O corpo da criança, encontrado no córrego, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá.

De acordo com a ONG Criança Segura, os afogamentos são a segunda causa de morte por acidente mais frequente entre crianças. Citando o Ministério da Saúde, a ONG revela que, somente em 2007, 1.382 crianças dessa faixa etária morreram em afogamentos. Crianças que estão começando a andar, por exemplo, podem se afogar com apenas três dedos de água.

Para evitar acidentes, a ONG recomenda que os adultos fiquem de olho nas crianças, quando houver água por perto. É importante esvaziar baldes e banheiras após o uso, deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada e instalar algum tipo de proteção, como portões ou cercas, ao redor de piscinas. Na hora de nadar, as crianças devem utilizar sempre boias ou coletes salva-vidas.

O soldado Advagner Lima, do Corpo de Bombeiros, afirma que os adultos também devem tomar medidas de precaução. “Na época de calor, muitas pessoas bebem, vão nadar e acabam morrendo afogados”, diz. “As pessoas devem sempre usar colete salva-vidas.”

Nenhum comentário: