quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Veja o que abre e fecha em Maringá no feriado prolongado de Carnaval



No feriado prolongado de Carnaval em Maringá, os serviços públicos de natureza essencial serão mantidos (caso da coleta de lixo, plantão dos serviços assistenciais, atendimentos de saúde, orientação de trânsito, programas culturais e atendimento da Guarda Municipal). Nas agências bancárias, não haverá expediente na segunda (11) e terça-feira (12), e o atendimento volta somente a quarta-feira de Cinzas (13), às 12h. Comércio em geral e supermercados estarão abertos na segunda, fecham na terça e reabrem na quarta, também a partir das 12h. Já as lojas dos shoppings fecham no Carnaval para abrirem somente na quarta às 14h.
Já na Prefeitura, pelo decreto nº 275/2013, assinado pelo prefeito Roberto Pupin (PP), os dias 11 e 12 de fevereiro de 2013 serão de ponto facultativo nas repartições públicas municipais. O documento determina também como será o funcionamento do Paço Municipal e o expediente das demais secretarias. As repartições públicas voltarão a cumprir expediente normal na quarta, a partir das 13h.
Comércio e supermercados
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), o comércio em geral e os supermercados de Maringá e região funcionarão normalmente na segunda e ficarão fechados na terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas, as lojas e supermercados abrirão a partir do meio-dia.
A Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o Sivamar e o Sindicato dos Comerciários (Sincomar) estabeleceu uma exceção em relação ao horário de abertura do comércio na quarta-feira de Cinzas. A loja ou supermercado que não utilizou a mão de obra dos colaboradores ou que não tenha aberto no dia 23 de dezembro do ano passado, domingo que antecedeu o Natal, poderá abrir em horário normal na quarta-feira de Cinzas.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias em função do feriado de Carnaval na segunda e terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, as agências abrem para atendimento ao público às 12h.
As contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado – que é a quarta-feira, dia 13, sem acréscimo. A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
"Mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor", explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
Shoppings
Na segunda-feira, o funcionamento dos shoppings de Maringá é normal. Na terça de Carnaval, somente as praças de alimentação e os setores de diversão atendem, em horários específicos. As lojas voltam a abir somente na quarta de Cinzas, das 14h às 22h.
Veja os horários de cada estabelecimento:
Avenida Center
Terça - praça de alimentação e diversão das 11h às 23h
Quarta - praça de alimentação e diversão a partir das 12h
Catuaí Maringá
Terça - praça de alimentação e diversão das 11h às 22h
Quarta - praça de alimentação e diversão das 11h às 22h
Cidade e Big
Terça - Big fecha. Praça de alimentação das 12h às 22h e diversão a partir das 14h, de acordo com programação própria
Quarta - Big abre das 12h às 22h30. Praça de alimentação das 12h às 23h e diversão das 14h em diante.
Mandacaru Boulevard
Terça - praça de alimentação das 12h às 22h
Quarta - praça de alimentação das 12h às 22h
Maringá Parque
Terça – praça de alimentação das 12h às 22h30
Quarta - praça de alimentação das 12h as 22h30
Paço Municipal
Aberto até a sexta-feira (8), voltará a atender o público somente na quarta, a partir das 13h.
Saúde
O Hospital Municipal, o Hospital Universitário, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Zona Norte e Zona Sul estarão de plantão no período do Carnaval. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Farmácia Popular e a sede da Secretaria acompanham o funcionamento do Paço Municipal. Servidores das UBSs vão levar a campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue para os bailes do Carnaval dos Bairros. O ambulatório do DST/AIDS vai estar nos bailes de carnaval que serão realizados nos clubes, associações e outros locais de concentração popular.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanecerá funcionando para atender emergências 24h (telefone 192), durante todo o período.
Trânsito e Segurança
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) segue o horário de funcionamento do Paço Municipal. O Estacionamento Rotativo (EstaR) será cobrado normalmente no sábado (9), e retoma as atividades na quarta de Cinzas, após as 13h.
Transporte Coletivo
A Setrans informa que as linhas de ônibus do transporte coletivo funcionarão conforme tabela normal no sábado (9), no domingo (10) e na segunda, sem o rush escolar. Na terça, as linhas seguem a tabela de horários dos finais de semana e feriados, voltando a atender normalmente na quarta, também sem o fluxo das escolas.
Assistência Social e Cidadania
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) funciona de acordo com o Paço Municipal. Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – 0800 - 6435115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (44 - 9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (44 - 3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (44 - 3901-1908) e os Conselhos Tutelares (44 - 9973-0323 e 44 – 3901-1966).
Restaurante Popular
O atendimento será interrompido na segunda e terça-feira, abrindo ao público novamente na quarta-feira (13).
Feiras
De acordo com a Diretoria de Agricultura, as feiras livres prosseguirão normalmente em Maringá durante os dias do feriadão de Carnaval.
Secretarias da Mulher, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Planejamento e Urbanismo
Acompanham o horário de funcionamento do Paço Municipal.
Esportes e Lazer
A Secretaria de Esportes e Lazer seguirá o horário de funcionamento do Paço. Os centros esportivos estarão abertos à comunidade no sábado e domingo, retomando o atendimento normal na quarta. As quadras de areia da Vila Olímpica estarão abertas atendendo equipes que já haviam agendado a utilização do local.
Educação
A Secretaria também segue a programação do Paço Municipal. As escolas municipais e os centros municipais de Educação Infantil não funcionarão durante o feriado, retornando a programação normal na quinta-feira (14).
Cultura
A Secretaria de Cultura terá o mesmo horário de funcionamento do Paço Municipal, com os funcionários mobilizados para as atividades do carnaval de rua promovido nos bairros.
Serviços Públicos
A sede da secretaria acompanhará o expediente do Paço Municipal enquanto os setores operacionais que prestam serviços essenciais de coleta de lixo atuarão normalmente. Servidores da manutenção da iluminação pública, viação e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência.
Guarda Municipal
A equipe da trabalha normalmente no período de Carnaval, com vinte guardas por dia, todos os dias. Os plantões serão realizados nos bairros onde acontecem os carnavais de rua: Conjunto Borba Gato, Jardim Madrid; conjuntos Ney Braga, Champagnat e Hermann Moraes de Barros, além dos distritos de Floriano e Iguatemi. A sede da Guarda ficará aberta para atendimento ao público inclusive através dos telefones 3901-2222 e 153.O Diario

Nenhum comentário: