segunda-feira, 4 de abril de 2011

Avenida Colombo terá dez radares


A prefeitura de Maringá deve instalar pelo menos dez radares de velocidade na Avenida Colombo, trecho que é uma extensão da BR-376 e uma das vias mais movimentadas da cidade. Os aparelhos devem ser instalados após a assinatura do convênio que será firmado entre o município e a Polícia Rodoviária Federal, que devolverá a fiscalização do local para a Secretaria dos Transportes (Setran).
De acordo com o secretário da pasta, Walter Guerlles, o número exato de “salva-vidas” deve ser definido após avaliação técnica, que fará um levantamento da quantidade ideal de radares para os 12 quilômetros de extensão da via. “Eles serão colocados bem a vista dos motoristas, mas em uma quantidade maior para que a pessoa mantenha uma velocidade constante de 60 quilômetros por hora”, explicou em entrevista para a RPC TV Maringá.Segundo o engenheiro de trânsito da Setran, Gilberto Purpur, a prefeitura chegou a utilizar entre cinco a seis radares na Avenida Colombo até maio de 2009, quando a PRF retomou o controle de 3,4 mil quilômetros de estradas de rodagem federais do Paraná.
Projeto será avaliado nos próximos dois meses
O projeto para que a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) instale e administre radares eletrônicos na Avenida Colombo foi aprovado b>7ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na sexta-feira (1º). Para que a proposta saia do papel, é preciso que receba, ainda, o aval da Advocacia Geral da União e do órgão central da PRF.
De acordo com o inspetor da PRF Ricardo Pagani, todo o processo de avaliação do projeto seja concluído em até 60 dias. Além do projeto de convênio entre os dois órgãos, a Prefeitura tem de apresentar estudo técnico, para operacionalizar a instalação dos radares, caso a proposta seja aceita nas três etapas."Esse estudo ainda não nos foi enviado, mas é de fundamental importância para que o plano de trabalho seja executado", ressalta Pagani.
Se for aprovado, a Prefeitura também será responsável por fiscalizar três tipos de infração: excesso de velocidade, avanço em sinal vermelho e para sobre faixa de pedestres. A Setran emitirá os autos de infração aos motoristas flagrados pelos radares. O inspetor ressalta que, mesmo que a proposta seja executada, a administração da avenida continuará sendo da PRF, cujos oficiais manterão todas as ações de fiscalização.
No ano passado 19 pessoas morreram em acidentes na Avenida Colombo, de acordo com dados da Setran. Somente este ano, quatro perderam a vida no local. A última vítima foi um homem de 54 anos que morreu atropelado no início da noite de domingo (3). A vítima foi atropelada por volta das 18h30 por um carro Astra, na altura da Rua Quintino Bocaiúva.Gazeta do Povo  

Nenhum comentário: