domingo, 3 de abril de 2011

Faltando 21 meses, Silvio cumpre 52% das promessas

O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), cumpriu 52% das promessas feitas na campanha de 2008 para seu segundo mandato. O levantamento parte de uma amostragem que tomou por base soluções propostas em uma série de oito artigos – publicados em O Diário entre 20 de julho e 7 de setembro daquele ano – assinados pelo então candidato à reeleição.
Na ocasião, os oito "prefeituráveis" foram convidados a se posicionar sobre os temas: transporte coletivo, educação, transparência, pavimentação asfáltica, saúde pública, drogas, meio ambiente e violência no trânsito.
Em releitura dos oito artigos, a reportagem enumerou 27 promessas de Silvio e apurou que, restando 21 meses para o término do segundo mandato, o prefeito cumpriu com 14 delas. As demais soluções apresentas aos eleitores estão em andamento ou ainda não foram cumpridas. A lista compõe o projeto "Silvômetro", inspirado em uma iniciativa do jornal St.

Silvio Barros: reeleito em 2008 e promessas a serem
cumpridas
Silvio Barros: reeleito em 2008 e promessas a serem cumpridasPetersburg Times chamada de "Obameter" (Obamômetro, na tradução livre para o português), que visa a acompanhar as promessas de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Cerca de 40% das promessas elencadas pela reportagem tratam de assuntos referentes à saúde e à educação, áreas que este ano devem receber mais de 40% da arrecadação prevista de R$ 697,3 milhões. Considerando apenas esses dois temas, o índice do prefeito é melhor. Foram cumpridas 9 das 11 promessas.
Das cinco promessas listadas como "não cumpridas ainda", uma delas foi quebrada (item 2). Silvio desistiu da construção dos terminais urbanos leste-oeste, que seriam ligados por ônibus rápidos, por meio de canaletas preferenciais, até o terminal central. "Isso está certo que não faremos", admite.A outra promessa para o transporte coletivo (item 1) também não saiu do papel, mas o prefeito garante que as canaletas na Avenida Brasil serão construídas até o término de seu mandato. "Estudos indicam que em vez dos terminais leste-oeste nós deveríamos estender os corredores (canaletas exclusivas) mais longe nas extremidades da Avenida Brasil e trabalhar com a perspectiva de terminais alimentadores nos bairros", esclarece.

Na ativa

Oito promessas firmadas estão "em andamento". Já saíram do papel, mas nada garante que o objetivo será alcançado até dezembro de 2012. Entre elas está a ressocialização de dependentes químicos (item 17). Na avaliação do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Antonio Tadeu Rodrigues, promessas no que se refere a drogas estão sempre entre as mais difíceis de cumprir.
"As drogas estão cada vez mais baratas e violentas e, para piorar, o crack causa dependência já na primeira vez que é usado", diz Rodrigues, sugerindo que os leitos para internamento de viciados podem não ser suficientes em breve.
Outro assunto controverso é a promessa de tornar a tarifa de ônibus mais atrativa para os usuários do transporte coletivo. A prefeitura alega que a tarifa em Maringá é uma das mais baratas do Sul do País, mesmo assim nos últimos anos a cidade tem registrado baixa no número de viagens.

Feito
Daquilo que já foi cumprido neste segundo mandato de Silvio, um dos projetos mais elogiados é o das Academias da Terceira Idade (ATIs). De 2008 para cá, o município ampliou de 34 para 45 o número de ATIs e teve a iniciativa copiada por várias cidades brasileiras.
Na opinião do cardiologista Carlos Alberto de Castro, trata-se do projeto de melhor retorno para a saúde do maringaense. "Cada ATI dessas não custa mais do que um carro", diz o médico. "Pela quantidade de pessoas que são beneficiadas e pelo baixo custo de implantação é difícil apontar outro investimento público melhor do que esse", elogia.

Saiba mais
Projeto "Maringá em Debate"
Na cobertura das eleições municipais de 2008, O Diário abriu espaço para que cada um dos oito candidatos a prefeito (em mesmo espaço e lado a lado no jornal) apresentasse suas soluções para temas relevantes. A série, batizada de "Maringá em Debate", começou em 20 de julho com o tema Transporte Coletivo. Nos sete domingos subsequentes estiveram em pauta: Educação (27 de julho), Transparência (3 de agosto), Pavimentação Asfáltica (10 de agosto), Saúde Pública (17 de agosto), Drogas (24 de agosto), Meio Ambiente (31 de agosto) e Violência no Trânsito (7 de setembro). Os artigos enviados pelos prefeituráveis foram publicados na rubrica Eleições 2008.


  • Luiz Fernando Cardoso/O Diario
  • 4 comentários:

    Unknown disse...

    Não e obrigado prometer,mas prometeu tem que cumprir todas as promessas. Tambem é obrigado a dar conta de todas as tarefas de trabalhos do dia a dia como: limpeza pública não só no centro como prioridade,mas tambem nos bairros.Pois o mato está ocupando o lugar de calçadas,datas,bueiros e construções abandonadas.Quando era o PT o povo reclamava e agora?Vamos limpar a cidade prefeito Silvio II(dois)

    Anônimo disse...

    Atenção! moro no JARDIM TÓQUIO zona 31 da cidade de Maringá/Pr.Estou Horrorizada com a rua onde moro: Pion José Poppi.Sabe aqui não tem mais mato pequeno,asfalto,meio fio.Pois o mato pequeno o grande cobriu tudo,o asfalto é cheio de barro,pedra e areia.Ah o meio fio está coberto de mato e restos de construções.Na curva da nossa rua acaba a rua:Fernando Cezar Menezes Nagib Neme,na ultima chuva toda agua da Av.morangueira entrou na Madeireira Pantanal e Saiu aqui arrastando tudo de entulhos e ninguem apareceu prá limpar ou lavar o asfalto.SOS urgente.

    Anônimo disse...

    Mais atenção !pessoal do meio ambiente cuide das arvores da nossa Maringá.Pois fazem 15(quinze)anos que moro no parque Eldorado atraz da ACEMA e nunca vieram podar um galho de arvore aqui, tenho ligado no 156 e pedido mais atenção com as arvores que ficam do lado oposto da fiação de alta-tenção.È só chover e dar vento que cai um galho e ali fica enrroscado e apodrece,não sou macado prá ficar subindo nas arvores prá derrubar galhos quebrados e secos.Faz um arrastão de bairro em bairro.Poda, limpa boeiros,roça o mato das calçãdas abandonadas,faz calçadas ecologicas e depois cobra no IPTU do proprietário.O meu IPTU já quitei a vista.Vamos trabalhar povo de Maringá.

    Anônimo disse...

    Moro na zona norte d Mgá. estou nervosa com o fumamcê da Dengue.Pois toda vez que escuto o barulho tréééééé.corro abro toda minha casa e quando já cansada de tanto correr o fumacê não passa na minha quadra e nem cheiro de fumaça eu sinto.Outro dia desses eu acordei 6;27hs tréééééééé estava caída na grama,pois os pernilongos eram tão grandes que estavam me levando.Òi que meu peso é 54,751kg.Socorro Nardi mais atenção aí meu caro amigo.