quarta-feira, 26 de junho de 2013
Brasil vence Uruguai e está na decisão da Copa das Confederações
A PEC 37 foi votada e rejeitada por 430 votos a 9
Pressionada pelas manifestações que tomam as ruas contrárias ao projeto que retirava poderes de investigação do Ministério Público, a Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25-06-13) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37.
Todos os partidos já tinham orientação pela rejeição da proposta. Dos quatro deputados federais da região, no início apenas um votou contra a PEC 37: Luiz Nishimori, do PSDB.
A PEC foi rejeitada por 430 votos; 9 votos favoráveis; e 2 abstenções. Do Paraná, apenas Abelardo Lupion (DEM) votou favoravelmente à PEC 37.
DR. CAMARGO: RIO IVAÍ TRANSBORDA E PONTE DA PR 323 É INTERDITADA PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA
Por volta das 23h desta terça feira (25), a ponte do Rio Ivaí, na rodovia PR-323, que liga Jussara a Doutor Camargo, foi interditada pela Polícia Rodoviária Estadual. O motivo é que as águas acumuladas pelas últimas chuvas que caem em toda a região subiram acima da média e já atingem a ponte.
Os policiais rodoviários estão neste momento no local para orientar os usuários da rodovia. Para quem segue de Cianorte para Maringá, deve tomar a PR-082, sentido Terra Boa até a PR-317 em Engenheiro Beltrão e seguir para Maringá. Quem trafega de Maringá para Cianorte deve fazer o mesmo trajeto em sentido contrário,
A opção para quem viaja no sentido Jussara à Dr. Camargo, e não sabe da situação, chegando na ponte, deve retornar até o trevo de Malú, e pegar sentido Terra Boa e após a PR-082 até Engenheiro Beltrão e PR-317. Para quem trafega de Dr. Camargo à Jussara, deve retornar até Dr. Camargo, e pegar a rodovia que liga Dr. Camargo à PR-317, passando por Ivatuba.
A ponte do Rio que liga a PR-323 a São Jorge do Ivaí, já havia sido interditada.
As informações são de que na Ponte do Rio Ivaí da PR-317 entre Engenheiro Beltrão e Floresta o trânsito ainda flui.
A internauta Nadia Voltolini postou no Facebook uma imagem, há quatro horas, da ponte na região de Paraíso do Norte completamente alagada.
Ponte de Paraiso do Norte
A rodovia PR-554, no trecho entre São Jorge do Ivaí e Doutor Camargo está interditada - a ponte do Rio Andirá foi tomada pelas águas por volta das 10 horas desta terça-feira, segundo a PRE. O nível do rio continua subindo, de acordo com a polícia.
Ponte do Rio Andirá
Fonte:
Chuvas interditam rodovias da região de Maringá
Diversos trechos de rodovias da região de Maringá estão interditadas desde a terça-feira (25) devido às chuvas, que provocaram o aumento do nível dos rios.
A ponte sobre o Rio Ivaí, na altura do km 191 da PR-323, no sentido de Maringá a Cianorte (a 80 km de Maringá), foi totalmente bloqueada para a passagem de veículos por volta das 22h de ontem, por determinação do engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) em Maringá. Naquele horário, o nível da água atingiu a base da ponte, limite tolerável de segurança.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informa que a rota de acesso a Cianorte, Umuarama (a 172 km de Maringá) e Guaíra (a 275 km de Maringá) é pela PR-317, sentido a Campo Mourão (a 92 km de Maringá), até Engenheiro Beltrão (a 60 km de Maringá), e depois seguir sentido Terra Boa (a 75 km de Maringá), pela PR-082 até Cianorte.
*A PRE informa ainda que está monitorando a situação da PR-317. Caso continue a chover nesta quarta-feira (26), há risco de interdição na rodovia. A concessionária Viapar informou, por volta das 9h45, que, por medida de segurança, pode ser interditada a qualquer momento a ponte sobre o Rio Ivaí na divisa entre os municípios de Floresta (a 30 km de Maringá) e Engenheiro Beltrão (a 60 km de Maringá), na altura do Km 131. A concessionária aconselha que as pessoas evitem viajar pela rodovia PR 317 – rodovia que liga Maringá – Campo Mourão, até que a situação seja normalizada.
PR-650
Desde a manhã de terça, segue interditada a PR-650, na altura do km 7, que liga São João do Ivaí (a 114 km de Maringá) a Godoy Moreira (a 147 km de Maringá). De acordo com a PRE, há vários pontos de alagamento que impedem o acesso de veículos na rodovia.
A rota alternativa a quem precisa utilizar o trecho é uma estrada rural que liga Godoy Moreira a Jardim Alegre (a 143 km de Maringá).
PR-554
Também desde a manhã de ontem, foi interditada a ponte sobre o Rio Andirá, no km 3 da PR-554, entre São Jorge do Ivaí (a 48 km de Maringá) e Doutor Camargo (a 36 km de Maringá), até Jussara (a 65 km de Maringá), devido à elevação das águas. A PRE informa que a ponte no local está submersa em cerca de dois metros.
Portanto, o tráfego de veículos está suspenso nos acessos à ponte - no km 0 da rodovia, no trevo com a PR-323, no km 189, e no km 18, na ligação com a PR-552 em São Jorge do Ivaí.
Com a interdição, a PRE orienta os motoristas a usarem uma rota alternativa passando por Maringá e Mandaguaçu até São Jorge do Ivaí.
Ricardo Lopes

PR-554 está interditada desde ontem devido a pontos de alagamento
Outras rodovias
PR-151 km 488 - ponte do Rio Vargem, divisa com Três Barras (SC), na SC-303, ponte com restrição para passagem de caminhões. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que esses veículos que se deslocam para União da Vitória (a 492 km de Maringá) e Porto União (a 493 km de Maringá) devem seguir alguma das alternativas:
Rota 1: seguir de Curitiba pela BR-116, passando por Quitandinha (a 481 km de Maringá) até Rio Negro (a 465 km de Maringá) e de lá seguir até Mafra (SC). Depois, seguir pela BR-280, passar por Canoinhas (SC), e seguir até União da Vitória (BR-153)
Rota 2: seguir de Curitiba pela BR-476, passando por Araucária (a 421 km de Maringá) até a Lapa (a 414 km de Maringá). Entrar na PR-427, passando por Campo Tenente até entrar na BR-116, no sentido Rio Negro. De lá, seguir para Mafra e depois pegar a BR-280, passar por Canoinhas, e seguir até União da Vitória (BR-153).
PRC-487, km 287, queda de barreira provoca tráfego em meia pista.
PR-431, km 15, de Ribeirão Claro (a 284 km de Maringá) à Jacarezinho (a 253 km de Maringá), a pista foi liberada depois de ficar parcialmente interditada devido a um deslizamento de parte da rodovia.
Queda de barreira interdita BR-373 no km 424, em Foz do Jordão (a 389 km de Maringá). Para quem deseja chegar a Pato Branco (a 479 km de Maringá), a PRF recomenda utilizar a seguinte rota: de Curitiba, seguir pela BR-277, passar por Guarapuava (a 298 km de Maringá) e, em vez de entrar na BR-373, continuar na BR-277 e entrar na BR-158, em Laranjeiras do Sul (a 356 km de Maringá), logo após o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Continuar na BR-158, passar por Chopinzinho (a 438 km de Maringá) e Coronel Vivida (a 444 km de Maringá), até chegar a Pato Branco.
As interdições na BR-476 continuam:
BR-476, no km 303, distrito de Fluviópolis (São Mateus do Sul, a 435 km de Maringá). Tráfego em meia pista, e o leito normal da rodovia é utilizado para qualquer tipo de veículo.
BR-476, km 329, no trevo de Paulo Frontin (a 452 km de Maringá). Totalmente interditada a rodovia, havendo desvio por trecho não pavimentado (cerca de quatro quilômetros) para veículos pequenos. O Diario
Contorno Norte escapa da tesoura
A obra do Contorno Norte de Maringá escapou dos cortes que a presidente Dilma fez ontem.
Na lista do créditos anulados por Dilma estão R$ 17,4 milhões para construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, R$ 12,5 milhões para adequação da BR-163 – trecho Cascavel/Guaíra, e R$ 14 milhões para construção dos entrocamentos da BR-376, BR-373 e da BR-153 – na região de Ponta Grossa.
Portanto, a única obra rodoviária no Paraná que não escapou da tesoura de Dilma foi o Contorno Norte de Maringá, que tem R$ 43,9 milhões no orçamento para seu término.O Diario
Vazão das Cataratas bate novo recorde com 16 milhões de litros por segundo

Vazão das Cataratas bate novo recorde com 16 milhões de litros por segundo
Durante toda a terça-feira, as águas invadiram as passarelas, que foram interditadas aos turistas. Encontro dos rios Paraná e Iguaçu também registra o maior volume em 15 anos- Gazeta Maringa
Custo do Mané Garrincha dobra e beira R$ 2 bilhões, revela Tribunal
Do R7
Neste fim de semana, o Tribunal de Contas do Distrito Federal divulgou os valores atualizados dos gastos para a construção do novo estádio nacional de Brasília, o Mané Garrincha, e confirmou que o orçamento inicial estourou em mais de 100%.
Inicialmente orçado em R$ 696 milhões, há três anos, quando o projeto foi aprovado, o Mané Garrincha já custou aos cofres públicos a ‘módica’ quantia de R$ 1,778 bilhão, quase duas vezes e meia o preço original.
Inicialmente orçado em R$ 696 milhões, há três anos, quando o projeto foi aprovado, o Mané Garrincha já custou aos cofres públicos a ‘módica’ quantia de R$ 1,778 bilhão, quase duas vezes e meia o preço original.
Os custos envolvem toda a modernização da arena, obras realizadas no entorno do estádio, construção de subestação de energia para fornecimento e linhas de transmissão e gasto com mobiliário, entre outros. O valor, que subiu R$ 200 milhões apenas no último mês, ainda ficará maior, já que serão gastos outros R$ 347 milhões em obras na parte externa do estádio.
Outro lado
O Governo do Distrito Federal discordou dos números divulgados pelo Tribunal de Contas e, em nota oficial, disse que o custo do Mané Garrincha é de R$ 1,2 bilhão, podendo ser reduzido com a compensação financeira da Recopa (isenção fiscal concedida aos estádios do Mundial).
O Governo do Distrito Federal discordou dos números divulgados pelo Tribunal de Contas e, em nota oficial, disse que o custo do Mané Garrincha é de R$ 1,2 bilhão, podendo ser reduzido com a compensação financeira da Recopa (isenção fiscal concedida aos estádios do Mundial).
terça-feira, 25 de junho de 2013
PEC 37 tira do MP 7 mil investigações próprias, aponta Procuradoria
Do G1, em Brasília
A eventual aprovação nesta terça-feira (25) de uma das propostas mais polêmicas em discussão no Congresso Nacional, a PEC 37, levará à transferência para as polícias Federal e Civil de 7 mil investigações criminais de iniciativa do Ministério Público, mostram dados da Procuradoria Geral da República. Com isso, caberá às polícias decidir pela continuidade ou pelo arquivamento das apurações.
A Proposta de Emenda à Constituição 37 dá poder exclusivo às polícias para realizar investigações criminais, retirando essa possibilidade do Ministério Público. A Câmara dos Deputados colocou o assunto em pauta nesta terça depois que a PEC virou tema de protestos pelo Brasil nos últimos dias. (O G1ouviu deputados, promotores, procuradores, delegados de polícia, advogados e outros envolvidos no debate para esclarecer a polêmica em torno da proposta. Saiba o que é a PEC 37, quais são as divergências ecomo funcionam as investigações criminais no país e leia "Policiais dizem que apuração do MP não tem regra e prejudica investigado".)
Atualmente, a Constituição determina que o MP fiscalize as apurações policiais, mas não veda investigações próprias. O MP atua junto com a polícia em 135 mil inquéritos em andamento, solicitando coleta de novas provas, por exemplo. Essas apurações continuarão em andamento.
Investigação é gênero e inquérito policial é espécie. Só quem pode abrir inquérito policial é a polícia. Mas abrir investigação não é monopólio da polícia. A Constituição é pródiga ao habilitar órgãos públicos a fazer investigação."
Carlos Ayres Britto, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal
No entanto, promotores e procuradores, diante de denúncias, instauram investigações internas com o chamado Procedimento Investigatório Criminal (PIC). Quando verificam indícios de irregularidades, enviam o caso para instauração de inquérito nas polícias.
São esses PICs que a PEC 37 pretende encaminhar às polícias, que, nessa hipótese, vão decidir se as investigações terão prosseguimento. Atualmente (dados de 10 de junho de 2013), há 7.068 PICs em andamento.
O Ministério Público é contra a PEC por entender que, quando polícia e MP fazem investigações, diminuem as chances de impunidade
As polícias e entidades da advocacia afirmam que esses procedimentos do MP não têm regras, uma vez que não há prazo para que sejam concluídos. Dizem ainda que ferem o direito da defesa porque os investigados não podem ter acesso aos autos
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Mais uma piada pronta no Congresso
O presidente do Congresso, Renan Calheiros quer colocar em votação em regime de urgência o texto que transforma corrupção em crime hediondo. Bem, Renan Calheiros é homem de longa ficha corrida e se fosse condenado severamente por todos os crimes dos quais já foi acusado responderia mais ou menos pela metade do código penal. Isso sim é piada pronta!
Vale uma perguntinha. Joice Hasselmann
Será que Renan apoiaria se fosse uma lei com efeito retroativo?
Feto é encontrado em estação de tratamento de esgoto de Maringá
Um feto humano foi encontrado no fim da manhã desta terça-feira (25) em uma lagoa de tratamento de esgoto na zona rural, em Maringá. Segundo informações da Polícia Civil, a localização foi feita por funcionários da Sanepar.
O feto era do sexo masculino e tinha cerca de 23 centímetros. Ele foi retirado da lagoa pelos investigadores e encaminhado ao Instituto Médico-Legal, que vai avaliar quando o feto foi jogado e se ainda estava vivo.
O feto era do sexo masculino e tinha cerca de 23 centímetros. Ele foi retirado da lagoa pelos investigadores e encaminhado ao Instituto Médico-Legal, que vai avaliar quando o feto foi jogado e se ainda estava vivo.
O investigador Carlos de Oliveira, que participou do resgate, informou que a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e identificar a mãe, apesar de reconhecer a dificuldade da investigação.
"A lagoa recebe esgoto de todo o Jardim Alvorada e bairros das imediações. O feto pode ter sido jogado de qualquer um deles", explicou Oliveira.O Diario
Câmara municipal instala oficialmente a CPI do Transporte Público

O presidente da Câmara de Maringa, Ulisses Maia (PP), acabou de criar oficial e formalmente a CPI do Transporte Público. A leitura do pedido e o parecer jurídico foram lidos pelo primeiro secretário, tenente Edson Luiz (PMN). Foram confirmados os integrantes: Márcia Socreppa (PSDB), capitão Ideval (PMN), Humberto Henrique (PT), Luciano Brito (PSB) e Chico Caiana (PTB). Amanhã às 14h30 acontece a reunião de instalação da CPI e que irá escolher o presidente e o relator da comissão. O público protestou, defendendo a escolha na sessão ordinária, sendo aberta em seguida a palavra aos vereadores.Rigon
Dilma sinaliza isenção de imposto sobre diesel e pede aceleração da construção de hospitais
Dilma pediu aceleração nas obras de hospitais e defendeu vinda de médicos estrangeiros para atuar em regiões remotas do BrasilFabio Rodrigues Pozzebom/24.06.2013/ABr
A Presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta segunda-feira (24) que pretende desonerar ainda mais o óleo diesel e a energia elétrica, usados pela malha de ônibus, metrô e trem das grandes cidades, para atender a demanda por melhoria no transporte público. O anúncio faz parte de um conjunto de cinco pactos que a presidente fez com os governadores e prefeitos presentes ao encontro, em Brasília (DF).
Segundo Dilma, o esforço será para aumentar a desoneração de PIS/Cofins, mas com a contribuição de Estados e municípios. Da parte do Planalto, a presidente anunciou uminvestimento de R$ 50 bilhões a mais em obras de mobilidade urbana.
Além disso, a presidente quer criar um Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação da sociedade civil e dos usuários do serviço, para fiscalizar e debater melhorias no setor.
Dilma firmou ainda um pacto pelo cumprimento da responsabilidade fiscal, se comprometendo com a estabilidade da economia e o controle da inflação.
— Esse é um pacto perene de todos nós. Essa é uma dimensão especialmente importante no momento atual, quando a prolongada crise econômica mundial ainda castiga, com volatilidade, todas as nações.
A presidente convocou os governadores e prefeitos para um pacto pela saúde, ao pedir para acelerar as obras já em andamento.
— Quero propor acelerar os investimentos já contratados em hospitais, clinicas e unidades básicas de saúde.
A presidente falou sobre a vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no País. Ela reconheceu que há resistência à ideia, mas alegou que a medida não vai prejudicar profissionais brasileiros.
— [Vamos] incentivar a ida de médicos para as regiões que mais precisam. Quando não houver disponibilidade de médicos brasileiros, vamos contratar estrangeiros para trabalhar com exclusividade no Sistema Único de Saúde. Nesse caso, vamos enfrentar um bom debate democrático. [...] Trata-se de uma ação emergencial tendo em vista a dificuldade de encontrar médicos para trabalhar nas regiões mais remotas do País. Sempre oferecemos primeiro aos médicos brasileiros as vagas a serem preenchidas. A saúde do cidadão deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses.
Educação
Para aumentar os investimentos em educação, a presidente voltou a defender a destinação de 100% dos royalties do petróleo para o setor.
Dilma lembrou que a proposta está em tramitação no Congresso Nacional e disse acreditar que os parlamentares serão sensíveis à causa e vão aprovar a matéria.
Antes de encerrar seu pronunciamento na abertura da reunião com prefeitos e governadores, a presidente declarou estar ouvindo “as vozes democráticas que saem e emergem das ruas e que pedem mudanças”.
No entanto, voltou a dizer que o governo não vai tolerar ações de vandalismo e vai ajudar Estados e municípios a garantir “a paz em nossas cidades”.R7
Dilma quer corrupção como crime hediondo e plebiscito para reforma política
Carolina Martins, do R7, em Brasília, com Reuters
Em reunião com governadores, prefeitos, Michel Temer e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Dilma pede combate à corrupçãoFabio Rodrigues Pozzebom/24.04.2012/ABr
A presidente Dilma Rousseff convocou nesta segunda-feira (24) os prefeitos e governadores a fazerem um pacto por uma "ampla e profunda" reforma política, em resposta aos protestos que tomaram as ruas do País nas últimas duas semanas. A presidente propôs tornar a corrupção um crime hediondo e sugeriu um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.
A reforma política faz parte de um pacote de cinco pactos proposto por Dilma com os governadores e prefeitos — os outros estão ligados à responsabilidade fiscal, saúde, transporte e educação.
O povo nas ruas está dizendo que quer serviço público de qualidade, disse a presidente, acrescentando que o País precisa de mecanismos mais eficientes de combate à corrupção. Segundo Dilma, está na hora de a população dar sua opinião por meio de um “plebiscito popular” para fazer a reforma política.
— É necessário que nós tenhamos a iniciativa de romper o impasse. Quero propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita. O Brasil está maduro para avançar e deixou claro que não quer ficar parado onde está.
Dilma quer que a corrupção em todas as esferas de governo seja punida com mais rigor. A proposta de Dilma é transformar a "corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo", com penas mais severas.
— Devemos ter prioridade ao combate da corrupção de forma mais contundente, embora isso já esteja sendo feito. [...] Todas as esferas administrativas devem se esforçar para agilizar a Lei de Acesso à Informação.
Durante o discurso, a presidente também prometeu repassar mais verbas para os transportes nas grandes cidades. A presidente cobrou dos governadores e prefeitos presentes um "salto de qualidade no transporte público" e sugeriu mudar as matrizes, com a ampliação da malha metroviária.
— Decidi destinar mais R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana. [...] Tenho certeza de que, nos últimos anos, o Brasil tem recebido grandes investimentos em transporte urbano.[...] Nosso pacto deve assegurar participação da população no contexto político dos transportes.
Mais cedo, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, conversou com a imprensa a respeito da reunião que teve com a presidente e integrantes do MPL (Movimento pelo Passe Livre). Ribeiro admitiu que a malha de transportes urbanos tem problemas e que a qualidade dos serviços precisa melhorar.
— A qualidade de serviço precisa necessariamente melhorar. Nossa qualidade é muito deficiente. Outra questão é que há 30 anos não se investia em mobilidade urbana no País. Isso começou em 2011.R7
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Gasolina será vendida a R$ 1,35 no 'dia sem imposto'
Combustível será comercializado com preço mais baixo em quatro postos.
Senhas serão distribuídas para consumidores a partir das 7h deste sábado.
Do G1 MS

A gasolina comum será comercializada a R$ 1,35 por litro em quatro postos deCampo Grande, neste sábado (25). A ação faz parte do Dia de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos. Segundo os organizadores, 30 mil litros de gasolina serão vendidos sem tributos durante o dia. Senhas serão distribuídas a partir das 7h (de MS) nos postos participantes.
O objetivo da campanha é mostrar ao consumidor o quanto ele paga de imposto sobre cada litro de gasolina que consome. A cada litro do combustível, que custa em média R$ 2,96 na capital sul-mato-grossense, o comprador paga R$ 1,61 em tributos.
Os postos participantes do dia sem imposto são: Posto Taurus Mediterrâneo (rua 14 de Julho, 3.334, próximo a Feira Central), Taurus Vip (rua Cândido Mariano, 187), Taurus Metrópole (rua 26 de Agosto, 499) e Taurus Modelo (avenida Costa e Silva, 811, próximo ao terminal Morenão).
A organização das filas começa às 5h e a distribuição de senhas, às 7h. O abastecimento está previsto para começar 7h40. Cada carro poderá abastecer o limite de R$ 40, que dá aproximadamente 30 litros, e as motos, R$ 10, oito litros. O pagamento deve ser feito somente em dinheiro.
A Polícia Militar (PM), a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realizarão a segurança e organização da campanha. O Procon também estará nos postos para dar assistência e garantir o direito dos consumidores.
Tributos
De R$ 2,96, o litro da gasolina será vendido por R$ 1,35. Os valores deduzidos do combustível serão R$ 0,15 do Programa de Integração Social (PIS); R$ 0,69 da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); R$ 0,74 do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 0,01 do Imposto de Renda (IR) e R$ 0,02 da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Desses impostos, o ICMS é o único que fica com o Estado; o restante vai para a União.
De R$ 2,96, o litro da gasolina será vendido por R$ 1,35. Os valores deduzidos do combustível serão R$ 0,15 do Programa de Integração Social (PIS); R$ 0,69 da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); R$ 0,74 do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 0,01 do Imposto de Renda (IR) e R$ 0,02 da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Desses impostos, o ICMS é o único que fica com o Estado; o restante vai para a União.
Gastos com a Copa têm novo estouro de R$ 2,2 bilhões com estádios e aeroportos
Do R7, com agência Brasil
Aldo Rebelo tenta explicar os gastos do governo com a Copa, em meio à onda de protestos pelo País. Manifestantes também cobram exagero no orçamentoCelso Pupo/ Estadão Conteúdo
Os custos com a organização da Copa do Mundo aumentaram R$ 2,2 bilhões — soma que inclui R$ 600 milhões a mais com o custo das obras dos estádios e R$ 1,6 bilhão que não estavam previstos com a reforma dos aeroportos. A soma total dos investimentos chega a R$ 28,1 bilhões — valor que supera em 10% o que estava orçado.
Nesta segunda-feira (24) em Brasília, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o Ministério do Esporte tentaram rebater as críticas, feitas nos últimos dias durante manifestações em várias cidades do País, sobre gastos públicos na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Mas muitas questões ficaram mal explicadas.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que os gastos com estádios representam R$ 7,5 bilhões dos R$ 28,1 bilhões previstos nas obras da Matriz de Responsabilidades da Copa. Mas esse número das obras nas arenas já representa um aumento de R$ 600 milhões em relação ao que foi divulgado pelo governo, por causa de ajustes feitos no Mané Garrincha. O governo só não explicou por que houve esse estouro do orçamento.
Fifa admite atrapalhar protestos no Brasil
Vídeo que pede boicote à Copa já tem 2,5 milhões de visualizações
Segundo Rebelo, não há dinheiro do Orçamento Geral da União na construção e reformas de arenas esportivas, apesar de R$ 3,8 bilhões virem de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que é federal. De acordo com o ministro, o restante dos investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades (R$ 20,6 bilhões) destina-se a obras necessárias para o Brasil, que faziam parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e “aconteceriam no País independentemente da Copa”.
México e Japão se despedem do torneio cercados por conflitos
Entre os investimentos previstos estão R$ 8,9 bilhões com mobilidade urbana, R$ 8,4 bilhões com melhorias nos aeroportos (sendo R$ 5,1 bilhões do setor privado) e R$ 1,9 bilhão com segurança. Mas esses números cresceram em relação ao último relatório, divulgado em abril: a reforma dos aeroportos, que antes estava orçada em R$ 6,9 bilhões, teve aumento de R$ 1,6 bilhão. Aldo ressaltou outra vez:
— Não há recursos do governo federal, apenas empréstimos no valor máximo de R$ 400 milhões [por estádio] via BNDES.
Segundo Rebelo, não faz sentido dizer que o governo deixou de investir em saúde e educação para gastar dinheiro com o evento esportivo da Fifa.
— Apenas neste ano, o Orçamento da União destina para a saúde e educação R$ 177 bilhões. O orçamento do Ministério do Esporte é aproximadamente 1% desse valor.
MP pede explicações sobre R$ 2,8 milhões gastos com ingressos e camarotes em Brasília
O ministro disse que o evento permitirá a circulação de R$ 112 bilhões no país no período de 2010 a 2014 e gerará R$ 63,5 bilhões de renda para a população, de acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Ministério do Esporte também considera que a Copa do Mundo é uma oportunidade para atrair investimentos privados.
Perguntado por jornalistas se a Fifa só está usando o Brasil para lucrar, o secretário-geral da federação, Jérôme Valcke, disse que o evento gerará sim dividendos para a entidade, mas que a Fifa também gastará entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,5 bilhão com a organização da Copa do Mundo (entre R$ 3,1 bilhões e R$ 3,3 bilhões). Ele destacou que pelo menos parte desse dinheiro ficará no país, sob a forma de hospedagem, transportes e a organização do evento.
— Sim, a Fifa vendeu seus direitos comerciais por US$ 4 bilhões (cerca de R$ 9 bilhões) para o ciclo de 2011 a 2014. Somos uma empresa. Estamos ganhando dinheiro, mas também temos uma série de responsabilidades e projetos que apoiamos. Mas no fim não estamos lucrando, porque esse não é o objetivo da Fifa.
O secretário-geral também aproveitou a coletiva para fazer um balanço da organização da Copa das Confederações 2013. Segundo ele, o evento está sendo um sucesso de público (com média de 47,8 mil espectadores por partida) e de gols (com média 4,83 por jogo). Segundo ele, não há grandes questões a resolver para a Copa do Mundo.
— Não houve nada que colocasse em risco a organização da Copa das Confederações. A organização e o trabalho que foi entregue nos dias que antecederam a Copa, algumas vezes antes dos jogos, foram incríveis. A força de trabalho aqui no Brasil é incrível para entregar – OK, muitas vezes no último minuto – infraestrutura, estádios e instalações. Foi um desafio, mas o desafio foi bem.
Nesta segunda-feira (24) em Brasília, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o Ministério do Esporte tentaram rebater as críticas, feitas nos últimos dias durante manifestações em várias cidades do País, sobre gastos públicos na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Mas muitas questões ficaram mal explicadas.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que os gastos com estádios representam R$ 7,5 bilhões dos R$ 28,1 bilhões previstos nas obras da Matriz de Responsabilidades da Copa. Mas esse número das obras nas arenas já representa um aumento de R$ 600 milhões em relação ao que foi divulgado pelo governo, por causa de ajustes feitos no Mané Garrincha. O governo só não explicou por que houve esse estouro do orçamento.
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Segundo Rebelo, não há dinheiro do Orçamento Geral da União na construção e reformas de arenas esportivas, apesar de R$ 3,8 bilhões virem de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que é federal. De acordo com o ministro, o restante dos investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades (R$ 20,6 bilhões) destina-se a obras necessárias para o Brasil, que faziam parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e “aconteceriam no País independentemente da Copa”.
México e Japão se despedem do torneio cercados por conflitos
Entre os investimentos previstos estão R$ 8,9 bilhões com mobilidade urbana, R$ 8,4 bilhões com melhorias nos aeroportos (sendo R$ 5,1 bilhões do setor privado) e R$ 1,9 bilhão com segurança. Mas esses números cresceram em relação ao último relatório, divulgado em abril: a reforma dos aeroportos, que antes estava orçada em R$ 6,9 bilhões, teve aumento de R$ 1,6 bilhão. Aldo ressaltou outra vez:
— Não há recursos do governo federal, apenas empréstimos no valor máximo de R$ 400 milhões [por estádio] via BNDES.
Segundo Rebelo, não faz sentido dizer que o governo deixou de investir em saúde e educação para gastar dinheiro com o evento esportivo da Fifa.
— Apenas neste ano, o Orçamento da União destina para a saúde e educação R$ 177 bilhões. O orçamento do Ministério do Esporte é aproximadamente 1% desse valor.
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O ministro disse que o evento permitirá a circulação de R$ 112 bilhões no país no período de 2010 a 2014 e gerará R$ 63,5 bilhões de renda para a população, de acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Ministério do Esporte também considera que a Copa do Mundo é uma oportunidade para atrair investimentos privados.
Perguntado por jornalistas se a Fifa só está usando o Brasil para lucrar, o secretário-geral da federação, Jérôme Valcke, disse que o evento gerará sim dividendos para a entidade, mas que a Fifa também gastará entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,5 bilhão com a organização da Copa do Mundo (entre R$ 3,1 bilhões e R$ 3,3 bilhões). Ele destacou que pelo menos parte desse dinheiro ficará no país, sob a forma de hospedagem, transportes e a organização do evento.
— Sim, a Fifa vendeu seus direitos comerciais por US$ 4 bilhões (cerca de R$ 9 bilhões) para o ciclo de 2011 a 2014. Somos uma empresa. Estamos ganhando dinheiro, mas também temos uma série de responsabilidades e projetos que apoiamos. Mas no fim não estamos lucrando, porque esse não é o objetivo da Fifa.
O secretário-geral também aproveitou a coletiva para fazer um balanço da organização da Copa das Confederações 2013. Segundo ele, o evento está sendo um sucesso de público (com média de 47,8 mil espectadores por partida) e de gols (com média 4,83 por jogo). Segundo ele, não há grandes questões a resolver para a Copa do Mundo.
— Não houve nada que colocasse em risco a organização da Copa das Confederações. A organização e o trabalho que foi entregue nos dias que antecederam a Copa, algumas vezes antes dos jogos, foram incríveis. A força de trabalho aqui no Brasil é incrível para entregar – OK, muitas vezes no último minuto – infraestrutura, estádios e instalações. Foi um desafio, mas o desafio foi bem.
Tarifas caem em linhas metropolitanas da região de Maringá
A partir desta segunda-feira (24) começou a valer a redução das tarifas de algumas linhas de transporte coletivo da região metropolitana de Maringá. Os descontos variam de R$ 0,10 a R$ 0,15 e foram aplicados nas linhas da empresa Viação Garcia que atende sete municípios da região.
Na viagem de Maringá para Marialva, a tarifa passará de R$ 2,80 para R$ 2,70. Quem vai de Maringá para Mandaguari, deixa de pagar R$ 3,20 e passa a desembolsar R$ 3,10. No trecho entre Santa Fé e Iguaraçu ,a passagem foi reduzida de de R$ 3,00 para R$ 2,90.Outro desconto foi aplicado na linha Astorga-Iguaraçu com passagens custando R$ 2,85. Entre Iguaraçu e Maringá a tarifa caiu de R$ 3,15 para R$ 3,05. Já o ônibus ligando Maringá para Mandaguaçu o preço que era de R$ 3,00 agora é de R$ 2,90.
Em outras duas linhas, o desconto acaba sendo maior. Entre Maringá e Nova Esperança, a tarifa caiu de R$ 4,10 para R$ 3,95. A linha que interliga Astorga e Maringá cai de R$ 4,65 para R$ 4,50.
Isenção de impostos
O desconto é resultado da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel, da redução de alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a tarifa do transporte coletivo rodoviário, decidida pelo governo federal em junho.
As reduções foram autorizadas em caráter provisório na sexta-feira (21), pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, devido à decisão da empresa Viação Garcia em adiantar o desconto para os usuários antes que o índice fosse homologado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
“Estas empresas de ônibus solicitaram a antecipação da redução, o que foi atendido rapidamente pelo Governo do Paraná para beneficiar diretamente os usuários do transporte metropolitano dessas regiões do Estado. A estimativa, que depende de confirmação da Agepar, prevê uma variação entre de 0,10 a 0,15 centavos sobre os valores das tarifas”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho, para a Agência de Notícias do Paraná.
Integração com Paiçandu e Sarandi está valendo
Desde o último dia 16, passou a valer o sistema de integração do transporte coletivo entre Maringá, Paiçandu e Sarandi, operado pela empresa de Cidade Verde Transporte Rodoviário. Para os passageiros que iniciarem a viagem em Sarandi e Paiçandu, o valor é R$ 2,70. Ao embarcarem no segundo ônibus em Maringá, o valor é de R$ 1,28. Pelo sentido inverso, são cobrados R$ 2,55 pela primeira passagem em Maringá e R$ 1,35 pela segunda passagem nas duas cidades da região metropolitana. Para fazer a integração, o usuário terá que fazer o cartão Passe Fácil. Caso contrário, terá que pagar pelos valores mais caros – em dinheiro.Gazeta Maringa
Manifestantes ocupam praça de pedágio em Presidente Castelo Branco
Essas duas últimas semana o Brasil ficou marcado pelas manifestações e ações de milhares de pessoas que saíram as ruas para reivindicarem seus direitos. Além dos protestos que ocorreram em toda região, principalmente para pedir a redução da tarifa do transporte público, um grupo de pessoas também partiram para o lado dos pedágios.
No final da manhã desse domingo (23), cerca de 100 manifestantes ocuparam a praça de pedágio de Presidente Castelo Branco para pedir a redução nas tarifas cobradas pela concessionária, duplicação da rodovia e passagem intermunicipal mais em conta.
Durante a ocupação que durou aproximadamente 1 hora, as cancelas foram liberadas e ninguém pagou pedágio. As informações dão conta de que o protesto foi pacífico. Com informações da Gazeta Maringá.
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