domingo, 20 de março de 2011

Sem procura, seis cursos ficam sem vestibular


No Cesumar, número de cursos caiu de 56 para 50; no entanto, reabertura não está descartada

A falta de procura fez com que o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) decidisse não abrir vestibular em 2011 para os cursos de Comércio Exterior, Design de Moda, Letras (Português/Inglês), Marketing, Produção Sucroalcooleira e Segurança Privada.
Os cursos que não terão novas turmas são constituídos por uma única turma ou tiveram sua única turma formada em 2010. Há casos em que o curso sequer foi iniciado efetivamente, por falta de alunos.
O vestibular do Cesumar funciona com provas agendadas. A primeira série de provas foi aplicada nesta quinta-feira (17). As próximas datas são 20, 22, 24 e 27 de março.
Para o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Adriano Rogério Goedert, cursos como o de Comércio Exterior e Marketing explica que houve uma mudança nas diretrizes dos cursos de Administração com habilitação em Comércio Exterior e Marketing, determinadas pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de 2007, passaram de bacharelado para a formação de tecnólogos.
O professor acredita que o mercado pode não ter assimilado a mudança e o efeito prático foi que a procura por esses cursos diminuiu. As únicas turmas abertas para os dois cursos tiveram alunos formados em 2010.
"Esses cursos foram criados para atender demandas pontuais do mercado", explica Goedert. "Eles podem voltar a ser abertos, esperamos que sejam", completa.
A falta de procura pelo curso de Letras Português/Inglês contrasta com a alta demanda pelo curso de Pedagogia, o mais procurado no Cesumar.
Para Goedert, o fenômeno pode ser explicado pela sobra de vagas nas universidades públicas e a baixa remuneração dos professores. Atualmente, o Cesumar possui apenas uma turma de Letras Português/Inglês, com alunos no 3º ano.
Os cursos de Design de Moda e Gestão de Segurança do Trabalho foram lançados este ano, mas sem alunos interessados, não serão abertas vagas no vestibular 2011. Já o curso de Produção Sucroalcooleira teve sua única turma formada no ano passado.
Com os cursos que terão vestibular suspenso em 2011, o número de cursos de graduação ativos no Cesumar cai de 56 para 50. Neste ano, a instituição lançou outros 12 novos cursos técnicos, com data de seleção diferenciada.
De acordo com a Unifamma, todos os cursos abriram turma em 2011. A instituição tem 10 cursos. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram abertos 16 novos cursos este ano e nenhum foi fechado.
Nas Faculdades Maringá, nenhum dos cinco cursos (Análise de Sistemas, Jornalismo, Direito, Comércio Exterior e Marketing) foi fechado. Na Uningá, foi mantida a abertura de novas turmas para os 17 cursos da instituição, na área de saúde.O Diario

Nenhum comentário: