quinta-feira, 3 de março de 2011

SRM celebra a mulher

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) realiza hoje, das 13h às 17h, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8. A festa será no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e deve reunir cerca de 700 mulheres convidadas.

O objetivo principal do evento, que está em sua segunda edição, é ressaltar a participação da mulher no mundo do agronegócio. A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, diz que essa presença demonstra a capacidade e a força femininas. "A mulher tem capacidade para assumir qualquer cargo, assim como os homens. Um exemplo é que temos uma mulher presidente da República", compara.
A comemoração terá diversas atrações, como stand-up comedy, sorteio de brindes, atividades recreativas e apresentação do coral da Cocamar.
Haverá também palestra ministrada por Leila Navarro, conferencista graduada na área de Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), que abordará temáticas como liderança, gestão de pessoas, inovações, vendas e empreendedorismo.
O evento pelo Dia da Mulher é uma iniciativa da SRM em parceria com os Núcleos Femininos da Cocamar, das cooperativas Integrada e Nova Produtiva e do Sindicato Rural de Maringá.
Política
Além do agronegócio, a mulher também está mais atuante na política. Dois exemplos do Paraná são a deputada federal Cida Borghetti (PP) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT), que se destacam especialmente em projetos voltados ao mundo feminino.
A senadora, por exemplo, apresentou no Senado Federal o Projeto de Lei 49/2011, propondo alteração na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. "A Lei Maria da Penha não revoga, de forma explícita, algumas leis de Juizado Especial", acrescenta Gleisi, explicando que isso dá margem à concessão de condicionais e habeas corpus aos agressores. O projeto de Gleisi tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
A deputada federal Cida Borghetti ressalta a força e a luta das mulheres que não desistem diante das dificuldades. "Temos grandes exemplos. A presidente Dilma, pioneira no posto mais alto que um cidadão brasileiro pode alcançar, já passou por experiências marcantes e nem por isso esmoreceu", exemplifica.
Cida destaca também algumas mulheres do Paraná, como Zilda Arns, que junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fundou a Pastoral da Criança, e Fani Lerner, reconhecida pelo seu trabalho com as crianças e adolescentes do Paraná. "A Lei Maria da Penha também é uma grande conquista para as mulheres", lembra.
Combate aos assédios
Gleisi aproveitou a última terça-feira, dia em que o Senado comemorou o Dia Internacional da Mulher, para apresentar um outro projeto que cria o Comitê de Defesa da Mulher contra o Assédio Moral ou Sexual no âmbito do Senado.
Ela considera que o assédio moral submete as trabalhadoras a situações "humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho". Já o assédio sexual, salienta, é uma das formas mais degradantes de demonstrar o desrespeito à trabalhadora.
O comitê, se criado, será composto por três senadoras. O objetivo é resguardar o sigilo, tanto da denunciante quanto do denunciado, e possibilitar encaminhamento e solução para uma situação embaraçosa e constrangedora.
"Se for parlamentar, tem quebra de decoro. Se for servidor, deve estar regulado no estatuto da Casa. Abre-se processo administrativo ou se houver elementos suficientes se encaminha à Mesa a sanção." (com Agência Senado)
Serviço
O evento da Sociedade Rural de Maringá em homenagem às mulheres será hoje, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, na Avenida Colombo, s/nº, das 13h às 1
O Diario

Nenhum comentário: