terça-feira, 4 de setembro de 2012

Orelhões de 65 municípios da região realizam chamadas gratuitas; veja relação


A Região Noroeste do Paraná soma 65 municípios na lista de beneficiados com a gratuidade para realização de ligações em telefones públicos, os orelhões. A medida foi determinada na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que proibiu a operadora Oi de cobrar pelas ligações. A gratuidade é válida em 2.020 cidades, 282 delas no Paraná.
A decisão foi tomada porque a operadora não conseguiu cumprir as metas de qualidade nos telefones de uso público, que era de ter 90% dos aparelhos em funcionamento em 30 de junho. A Oi alcançou 86%.
 Somente na área da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), estão 18 municípios na lista: Astorga, Atalaia, Doutor Camargo, Floraí, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí e Uniflor.
Outras cidades da região Noroeste também fazem parte da medida, como Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Paranacity, entre outras. A lista completa das localidades pode ser acessada no site da Anatel.
Para fazer as ligações gratuitas, bastará o usuário tirar o telefone do ganho e discar. Se usar o cartão, o crédito não será debitado.
Em 1.278 municípios de todo o país a gratuidade vai até 30 de outubro (os municípios da Região Noroeste estão neste grupo). E em outras 742 cidades o prazo é maior ainda, vai até 31 de dezembro deste ano, porque o número de orelhões é inferior ao mínimo exigido, que é quatro aparelhos para cada 1 mil habitantes. A gratuidade pode ser prorrogada caso o índice não atinja a meta no fim do prazo.
Oi alega intempéries climáticas e problemas com fornecedores
Em comunicado repassado para a imprensa, a Oi atribui o não-cumprimento das metas ao atraso na entrega de 135 000 equipamentos por parte de fornecedores nacionais e também a intempéries climáticas.
A empresa alega que “voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões” nas cidades onde a meta não foi atingida. A Oi compromete-se, ainda, a substituir 252 mil aparelhos no período entre 2012 e 2013. A Oi é a maior operadora de telefones públicos do país, com um parque que soma 760 mil orelhões em 4 mil municípios.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: