sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TJ-PR decreta afastamento de prefeito e secretário municipal de Sarandi


A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decretou o afastamento do prefeito de Sarandi (a 12 km de Maringá), Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT), e do secretário municipal de Educação Antonio Manoel Mendonça Martins, de seus respectivos cargos. Outros dois servidores do Executivo Municipal também foram afastados. A informação é do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e foi divulgada no fim da manhã desta sexta-feira (25).
Os afastamentos são decorrentes da Operação Quadro Negro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná no último dia 11, com apoio dos GAECOs de Santa Catarina, Distrito Federal e Minas Gerais. A assessoria de imprensa do MP-PR informou que o afastamento dos cargos ainda depende de notificação dos envolvidos. Os julgados ainda podem recorrer da decisão.A operação, contra fraudes em licitações na área da educação, incluiu onze mandados de prisão e outros onze mandados de busca e apreensão em várias cidades do Paraná (Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira, Curitiba) e em outros estados: Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília (DF). Entre os presos está o ex-prefeito da Lapa.
As equipes do Gaeco estão concluindo as investigações para, em breve, denunciar os investigados à Justiça. As apurações foram conduzidas pelo Gaeco de Londrina e Promotorias da Lapa, Araucária, Palmeira e Sarandi.
Fraudes em licitações
As investigações se referem a fraudes em procedimentos licitatórios para contratar empresas pertencentes ou ligadas às pessoas investigadas, sempre na área de educação, com suspeita de direcionamento dos procedimentos licitatórios e de sobrepreço e/ou inexecução de serviços, o que geraria o desvio de recursos públicos.
As empresas investigadas são a Associação Nacional de Apoio aos Municípios (ANAM), Instituto Fox, Instituto Eco XXI e Instituto Brasileiro de Arte e Educação.
Na última segunda-feira (21), Martins, e o diretor secretaria de educação, Luiz Cesar Brondani, voltaram às atividades da pasta. Na ocasião, a Prefeitura divulgou uma nota oficial confirmando que ambos retomaram as atividades e não foram encontradas irregularidades nos editais de licitação.
Prefeitura não foi notificada
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sarandi informou que oficialmente não foi cientificada da situação. O prefeito, por volta das 11h30, encontrava-se despachando normalmente no gabinete. Ainda conforme a assessoria, assim que a Prefeitura for notificada, deve se pronunciar a respeito dos afastamentos.O Diario

4 comentários:

creuza santos do carmo disse...

como diz o ditado quem com ferro fere com ferro será ferido foi isso que o prefeito afastado fez com seu prefeito milton martine hoje ele so esta colhendo o que prantou a justiça foi feita

Anônimo disse...

é como diz o ditado quem com ferro fere com ferro será ferido foi isso que o atual prefeito afastado fez com o sr milton martine hoje ela só esta colhendo o que prantou quem pranta vento colhen tempestade bem feito pra que votou nele

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk é só o começo da faxina

Anônimo disse...

por que naun fala o nome dos outros dois a populaçao tem q saber