sábado, 3 de dezembro de 2011

Descontos já chegam às lojas

Desde ontem os estabelecimentos comerciais que vendem eletrodomésticos repassam para os clientes a redução dada pelo governo Federal no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca - geladeiras, fogão, lavadoras de roupa, secadoras e outros. As lojas das grandes redes de eletrodomésticos anunciam que poderão vender as mercadorias por até 20% mais barato.

“Diferente do que ocorreu em 2008, desta vez os comerciantes já estavam preparados e baixaram os preços já no dia seguinte ao anúncio do governo”, disse Daniel Souza de Oliveira, da Casa Sardanha. Segundo ele, alguns estabelecimentos já baixaram os preços e outros oferecerão os descontos a partir da próxima segunda-feira, quando as fábricas já terão adequado os sistemas de tabelas de preços à nova realidade contábil.

De acordo com Oliveira, a redução será oferecida tanto nas mercadorias que chegarem das fábricas de agora em diante quanto às que já estavam no estoque. “Existe um processo de devolução fictícia, autorizada pelo governo, em que devolvemos a mercadoria que compramos com o IPI alto e a fábrica nos repassa outra nota, já com o desconto. Assim, ninguém perde nada”, ressalta.

As lojas das grandes redes, como Casas Bahia, Walmart, Magazine Luiza e Ponto Frio, dizem já vender mais barato, porém, segundo revelou ontem um gerente, elas bancam o desconto até segunda-feira, quando finalmente as fábricas repassarão a redução do IPI. “Se as redes não fizessem isso, a clientela ia esperar para comprar só a partir da próxima semana”.

Segundo ele, nenhum estabelecimento quer perder um dia sequer de venda em um movimento em que algumas empresas já fazem o pagamento do salário do mês e a clientela está entusiasmada para comprar depois de ter recebido a primeira parcela do 13º salário.

Ontem, uma das redes mais divulgadas do País oferecia na loja de Maringá uma lavadoura de roupas por R$ 1.149, informando que o preço real era de R$ 1.499. Luiz de Carvalho

Nenhum comentário: