sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bebês siameses do Pará conseguem respirar sozinhos



Bebês siamesesPG/The Grosby Group
Bebês têm cérebros distintos e duas colunas

Publicidade
Dois bebês gêmeos que nasceram unidos por vários órgãos em Anajás, no arquipélago do Marajó, no Pará, estão clinicamente estáveis, com respiração espontânea, sem a ajuda de aparelhos. Os meninos, que nasceram no último dia 19, têm cérebros distintos e duas colunas, mas dividem os outros órgãos, como o coração. Os médicos descartaram a possibilidade de cirurgia no momento.
Gêmeas siamesas morrem após 3 meses em MG
Gêmeas siamesas unidas pela cabeça são separadas em Londres
As chances de sobrevivência dos bebês são pequenas, em razão das condições dos órgãos.
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia do Pará, que trata os garotos, chamados Jesus e Emanoel, não há previsão de alta. Nesta semana, Neila Dahas, diretora assistencial da Santa Casa, os bebês seriam gêmeos idênticos, mas acabaram nascendo colados, por causa do atraso na divisão celular, que só aconteceu após o 13º dia de fecundação.
– É importante entender que são duas crianças e não uma criança com duas cabeças. Elas já foram submetidas a uma bateria de exames, que constatou que ambas têm cérebros distintos e duas colunas, mas dividem os outros órgãos.
A mãe das crianças, Maria de Nazaré, de 23 anos, fez o pré-natal, mas a situação dos garotos só foi descoberta em um exame de ultrassonografia feito na hora do parto, no hospital municipal de Anajás – ela não tinha feito um exame desses antes e acreditava que seria mãe de apenas uma criança.R7

Nenhum comentário: