domingo, 2 de janeiro de 2011

Moradores de Maringá sentem reflexo de terremoto na Argentina

Moradores de Maringá sentiram um tremor na manhã deste sábado (1º), por volta das 8 horas, reflexo do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina, a cerca de 1,8 mil quilômetro do norte do Paraná. O Corpo de Bombeiros de Maringá informou que recebeu algumas ligações de moradores relatando os tremores. Apesar do susto, não foram constatados danos nas estruturas dos prédios.
A cozinheira Silvia Torres conta que estava dormindo no momento em que começaram os tremores. “Acordei com um baque. O rack saiu do lugar, a tevê a as camas tremiam. Foram três sequências de tremores e achei que o prédio ia cair. Chamei minha filha e fui para fora.” Residente no sexto andar do Edifício Teorema, ela disse que nunca havia sentido algo semelhante. “Falaram que o mundo vai acabar em 2012, mas achei que em 2011 já estava começando”, relatou a moradora do Jardim Novo Horizonte.O aposentado José Júlio Teixeira, que reside na Zona 07 também presenciou o abalo. “Eu estava sentado e de repente vi as toalhas do banheiro balançando. Falei com minha esposa e cunhada que também sentiram”, afirmou. O morador do Residencial Danúbio informou que não chegou a se assustar. “Como esses tremores ocorreram durante outro terremoto, nós deduzimos que havia acontecido algo do gênero”.
Tremores também foram sentidos no interior paulista
Moradores de Indaiatuba e do bairro Jardim Paulicéia, em Campinas também sentiram um tremor na manhã deste sábado (1º). A Defesa Civil vai visitar os locais onde o tremor foi sentido para fazer uma vistoria. "Precisamos avaliar as estruturas dos locais para identificar qualquer tipo de alteração", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Terremoto atingiu norte da Argentina
O terremoto de magnitude 7 atingiu na manhã deste sábado (1) a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina. O tremor ocorreu às 6h56 do horário local, 7h56 em Brasília, segundo a agência americana de monitoramento USGS. Pelo Twitter, usuários disseram que o tremor foi "muito forte" e pode ser sentido em Mendoza.
O epicentro do abalo foi a 562 quilômetros de profundidade e a 150 quilômetros de distância da cidade de Santiago Del Estero. O local fica a 960 quilômetros da capital, Buenos Aires.Inicialmente, a USGS informou que o terremoto tinha tido magnitude de 6,9. Ainda não há informações sobre feridos ou danos materiais.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: