quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Paraná tem um carro para cada dois habitantes

Em um ano, a frota de veículos aumentou mais de 7% no Paraná. De acordo com dados do Detran e do IBGE, o estado fechou 2010 com mais de cinco milhões de veículos, o que representa um carro para cada dois habitantes. E o crescimento maior da frota não foi registrado na Capital, mas sim nas cidades da região metropolitana. Araucária lidera o ranking, já que no último ano viu o número de carros aumentar quase 13%. Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais também lideram a lista. De acordo com especialistas, o aumento nas vagas de emprego aliado aos baixos custos de moradia contribuíram para o aumento da frota dos municípios vizinhos à capital. Mas segundo o presidente da comissão de direito do trânsito da OAB Paraná, Marcelo Araújo, o inchaço no trânsito da região metropolitana altera a rotina dos motoristas de Curitiba.

Curitiba ficou em décimo quinto lugar no ranking de aumento da frota, com o índice de 4,2% – abaixo da média estadual. De acordo com Araújo, não há como fazer uma previsão de quantos veículos circularão por Curitiba nos próximos anos, mas eventos como copa das confederações (2013) e copa do mundo (2014) darão uma idéia de como o trânsito de Curitiba se comporta com um grande fluxo de pessoas.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que mais de 67% dos habitantes do sul do país enfrentam congestionamentos pelo menos uma vez por mês.

Nenhum comentário: