terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Número de homicídios em Maringá cai 12% em 2010


O número de homicídios em Maringá caiu 12% em 2010. Ao todo, a 9ª Subdivisão de Polícia Civil registrou 44 mortes no ano passado, contra 39 registradas em 2009. Do total do último ano, o delegado Nilson Rodrigues estima que metade esteja relacionada com o tráfico de drogas. “Quando há relação com drogas, os crimes são, geralmente, premeditados, porque são queima de arquivo, briga por ponto de vendas ou vingança por dívidas não pagas”, explicou. Para o delegado, a queda do número de homicídios se deve ao policiamento ostensivo e preventivo das polícias Militar e Civil. “As constantes blitze no centro e nos bairros da cidade e a execução de mandados de busca e apreensão semanais afugentam os marginais e inibem aqueles que pretendem praticar o crime”, afirmou. Apesar disso, ele acrescentou que os homicídios não premeditados, que acontecem após discussões por exemplo, não são prevenidos por essas ações.
No ano passado, março foi o mês que mais registrou homicídios. Ao todo, foram sete. Somando com os casos registrados em janeiro (cinco) e fevereiro (três), o primeiro trimestre foi o que mais contabilizou homicídios em 2010 - 15 ao todo. O delegado afirmou que, geralmente, no início de cada ano, a delegacia contabiliza o maior número de homicídios. No entanto, não existe, segundo ele, um motivo que explique essa predominância.
Para Rodrigues, um dos homicídios que mais chamou a atenção foi o de uma mulher de 24 anos que foi encontrada morta, no dia 17 de fevereiro, nua sobre uma cama, no apartamento onde morava, no Jardim Aclimação. Quando foi encontrado, o corpo já estava se decompondo. A polícia não encontrou marcas de violência. “Fizemos várias diligências, mas não conseguimos, ainda, encontrar o responsável por esse crime.”Gazeta do Povo

Nenhum comentário: