segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Palocci se solidifica como principal ministro de Dilma


Do blog do Josias
Duas semanas de Dilma Rousseff foi tempo suficiente para consolidar a impressão de que há dois tipos de ministro sob a nova presidente: Antonio Palocci e os demais. Exceto pela própria Dilma, Palocci foi o personagem que mais frequentou o gabinete presidencial desde 3 de janeiro, primeiro dia últil depois da posse.
Até aqui, não houve reunião que Dilma convocasse sem que o novo chefe da Casa Civil estivesse entre os participantes. Além das audiências individuais, Palocci participou de despachos da presidente com colegas de Esplanada.
Almoçou um par de vezes com Dilma. Afeita ao hábito de alimentar-se no ambiente de trabalho, ela mastiga a comida e os problemas do dia simultaneamente.
Entre todos os discursos de posse, o de Palocci foi o mais curto: 14 minutos. Dedicou-se sobretudo a espancar a idéia de que seria um superministro. Em 16 dias, a retórica foi pulverizada pela prática.
Palocci foi chamado a opinar sobre tudo –de reforma tributária e câmbio à distribuição de cargos. Aos primeiros sinais de crise, foi acionado para conter os apetites do PMDB. Como o noticiário continuasse eletrificado, Dilma chamou Michel Temer.

Nenhum comentário: