segunda-feira, 21 de março de 2011

Chico Anysio tem alta após 110 dias de internação


O comediante Chico Anysio, 79 anos, teve alta nesta segunda-feira (21) após 110 dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa do hospital.
Boletim assinado pelo cardiologista Luiz Alfredo Lamy afirma que "o estado de saúde do paciente é estável e o tratamento com fonoaudióloga terá continuidade em casa".
Malga Di Paula, mulher do humorista, escreveu em seu perfil no Twitter, por volta das 14h, que Chico Anysio havia deixado o hospital em uma ambulância: "ATENÇÃO - Sinere Ligada. Estou na ambulância levando o meu amor pra casa. Como eu previa! Salve Jorge! Malga Di Paula (com lágrimas nos olhos)".
Na semana passada, os médicos já haviam retirado a cânula da traqueostomia que o humorista vinha usando para respirar, dispensando o suporte mecânico de ventilação.
Durante o período de recuperação, Chico Anysio passou por tratamento de fonoterapia para recuperar a fala e vinha ingerindo alimentos pastosos. Segundo relatos dos médicos e sua mulher, ele chegava a fazer brincadeiras e se comunicava com familiares e funcionários do hospital através de mímica.
O humorista deu entrada no Samaritano em 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o paciente foi submetido a uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias.
Durante o período pós-operatório, Chico apresentou novo quadro de falta de ar, quando foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). O humorista teve pneumonia por duas vezes durante o período em que ficou internado, mas foi tratado com sucesso.G1

Nenhum comentário: