quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Médica de Maringá morreu por infecção generalizada


A causa da morte da médica endocrinologista pediátrica Débora Anny de Oliveira Melo Santos, 38 anos, foi uma infecção generalizada provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. A bactéria é a mesma que causa a pneumonia, mas no caso da médica, a reação provocada no organismo ocorreu de forma muito mais agressiva, não causando uma pneumonia, como informado anteriormente pela Secretaria da Saúde a O Diário, mas sim uma infecção generalizada, que lesionou todos os órgãos de uma forma extremamente rápida.

Ao contrário do que foi informado, a internação de Débora não ocorreu na quinta-feira (23), mas sim na manhã de sexta-feira (24),  por volta das 7h30. Às 10 horas, com o agravamento do estado de saúde, ela foi encaminhada a UTI e às 12 horas, sofreu uma parada cardíaca, vindo a óbito pouco tempo depois. Débora foi sepultada no sábado (25).
A morte repentina e o quadro apresentado pela paciente levantou a suspeita de que a médica poderia ter sido contaminada por uma meningite bacteriana. Isto fez com que o caso passasse a ser investigado pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, por causa do risco de contágio oferecido por esta doença. Na tarde desta segunda-feira, após o exame que detectou a bactéria que provocou a morte, a Secretaria descartou a ocorrência de meningite e informou erroneamente que o óbito havia se dado por pneumonia.

Murilo Gati/O Diario

Nenhum comentário: