quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais três rotatórias na avenida Brasil terão semáforos

A Avenida Brasil, que corta Maringá no sentido leste-oeste, começa em uma rotatória (na PR-317) e passa por outras cinco ao longo de seus 7,6 km de extensão.

Desses "redondos", um opera desde 16 de junho com semáforos sincronizados. Outros três devem ganhar sistema semelhante até o início de 2011.
A informação é da Secretaria Municipal de Transportes (Setran). As obras dependem do resultado de uma licitação para a compra dos equipamentos necessários.
O secretário de Transportes, Walter Guerlles, avalia que embora o descontentamento de alguns quanto a instalação de quatro semáforos na Praça Rocha Pombo, no cruzamento entre as avenidas Brasil e Pedro Taques, a alteração reduziu o risco de acidentes, deu mais fluidez ao trânsito e facilitou o acesso dos pedestres à praça.
"A gente já esperava por essas reclamações. Foi assim também com os binários", diz Guerlles, reforçando que hoje poucos ainda criticam o sentido único nas avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná.
A semaforização de rotatórias da Avenida Brasil faz parte do mesmo pacote de modificações do sistema binário, implantado a partir de uma consultoria da Transzum. Especializada em engenharia de tráfego, a empresa de São Paulo sugeriu o uso de um software capaz de simular diversas maneiras de reduzir os constantes engarrafamentos na Avenida Pedro Taques, no sentido bairro-Centro.
No horário de pico, vídeos feitos pela prefeitura ¿ e exibidos à reportagem - mostram que a chamada onda verde dos semáforos desafogou o trânsito de quem vem do Jardim Alvorada rumo à rotatória. A proibição de conversão à esquerda, para entrar na Avenida Mauá, também contribuiu para a fluidez dos veículos no local.
Como na avaliação da Setran a simulação se mostrou eficiente na prática, os semáforos serão instalados também nas praças 7 de Setembro (a Praça do Peladão); José Bonifácio, na confluência com a Avenida Cidade de Leiria; e na Abilon de Souza Naves, vizinha ao Terminal Rodoviário.
"Havíamos contratado a simulação para cinco ou seis praças." A prioridade, conta Guerlles, era para a 7 de Setembro, que cedeu vez à Rocha Pombo após a simulação apontar que os semáforos sincronizados eliminariam os engarrafamentos na Avenida Pedro Taques - sobrecarregada após a implantação do binário na Avenida São Paulo.
O Diario

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